14 Jun 2017 22:11   Redator(a): Joice Lima

Vigilância Sanitária lança ferramenta digital

Cidadão pode solicitar alvará sanitário e acompanhar todo processo pela internet

Quem precisar de alvará sanitário, a partir de agora, vai poupar tempo e as pernas. A Prefeitura de Pelotas acaba de lançar uma ferramenta digital que possibilita solicitar os alvarás e acompanhar todo o processo pela internet, de modo que o cidadão só vai precisar ir até a Vigilância Sanitária (Visa) para fazer a retirada do documento. “Uma das tarefas do governo municipal é facilitar a vida do cidadão. Essa ferramenta traz mais segurança e transparência ao sistema. E as pessoas não precisam sair de casa, somente se quiserem”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, durante a cerimônia de lançamento da ferramenta, na noite desta quarta-feira (14), no estande da Prefeitura, na Fenadoce.

A secretária de Saúde, Ana Costa, garantiu que a ferramenta só foi possível devido ao olhar do governo municipal de que é preciso desburocratizar o sistema e atender as pessoas com a maior brevidade possível. Ela lembrou que o trabalho da Vigilância na Fenadoce começou 60 dias antes do evento, com orientações e permanente fiscalização, até o final, nos estandes de doces e praça de alimentação. “A Visa trabalha para garantir a segurança dos serviços e do consumo.”

Paula destacou que a missão do seu governo é trabalhar para fazer de Pelotas uma cidade digital, implantando ferramentas que mudem a relação do cidadão com o poder público, otimize os serviços e garanta maior eficiência aos resultados.

O gerente da Visa, Sidnei Louro Júnior, afirmou que entre 80% e 90% das solicitações de alvarás sanitários de Pelotas são feitas por escritórios de contabilidade, que antes precisavam ir à sede da Vigilância de três a quatro vezes para cada alvará solicitado. Outra vantagem do sistema online é que não impõe limitação de tempo – o pedido pode ser feito e acompanhado 24 horas por dia, todos os dias da semana, pela internet. “A ferramenta vai otimizar os serviços e facilitar muito a vida do contribuinte”, avaliou.

Rodrigo Mendonça da Silva, do setor administrativo da Visa, auxiliou um usuário a fazer uma demonstração em tempo real, para que o público presente pudesse ver o funcionamento da ferramenta. “Trabalhamos com a Coinpel, desde o início de 2016, para criar uma ferramenta que nos possibilitasse tratar o munícipe da maneira como gostaríamos de ser tratados”, confidenciou.

Passo a passo:

*acesse o formulário do cadastro no endereço www.pelotas.com.br/vigilanciasanitaria

*preencha todos os dados solicitados

*você receberá um e-mail com login e senha e o boleto para pagamento da taxa do alvará no Banco do Brasil (BB)

*envie todos os documentos solicitados digitalizados

*por meio do login/senha, você poderá acompanhar todo o processo e será informado caso falte algum documento

*você precisará ir na Visa apenas para a retirada do alvará, quando estiver pronto. O prazo estimado é de 30 dias. A sede da Visa fica na rua Lobo da Costa, 1.764. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 12h30min às 18h.

Estiveram presentes no lançamento da ferramenta o vice-prefeito, Idemar Barz; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima; o diretor-presidente da Coinpel, Eduardo Carpena; o diretor de Vigilância em Saúde, Franklin de Souza Neto; a diretora de Ações em Saúde, Eliedes Ribeiro; o assessor especial da SMS, Leandro Thurow; representando a Câmara Municipal, o vereador Anderson Garcia; o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adilson Buroxid; servidores da Visa e público em geral.