14 Jun 2017 23:20   Redator(a): Joice Lima

Doceiras recebem certificados de Indicação Geográfica

Matéria atualizada dia 16/6. Cerimônia ocorreu no estande do Sebrae, na Fenadoce

Dez doceiras de Pelotas receberam o certificado de Indicação Geográfica que comprova que seus produtos são genuínos e possuem qualidades particulares, ligadas à sua origem. “Tenho muito orgulho desse patrimônio imaterial de Pelotas, construído graças ao trabalho de vocês, doceiras, que fazem toda a diferença pra nós. Essa festa mostra o potencial dos doces de Pelotas e que temos muito para crescer, ainda. Competência não nos falta”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, na cerimônia de entrega dos certificados, no início da noite desta quarta-feira (14), no estande do Sebrae, na Fenadoce.

Presente no ato, a coordenadora nacional do projeto de Indicações Geográficas do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, parabenizou as doceiras pelotenses pela determinação e persistência, que têm colocado Pelotas em destaque nacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, destacou que o valor do legado é imensurável e a presidente da Associação de Produtores de Doces de Pelotas, Luciana da Silva, disse que a melhor forma de agradecer essa grande conquista é colocar os doces maravilhosos à venda.

O certificado representa a garantia de qualidade, tradição e originalidade das receitas dos doces tradicionais de Pelotas. Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Idemar Barz; o gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adilson Buroxid; representantes da UFPel, doceiras e público em geral.

Doceiras que receberam o certificado de Indicação Geográfica:

Simone Bica (Dona Xica Doces de Pelotas)

Elaine Beick (Doces Santa Clara)

Márcia Caldeira (Nina Doces Artesanais)

Luciana Silveira (Monalu)

Maria Helena Jeske (Imperatriz)

Sandra Siqueira (Tuca Doces)

Alessandra Bica (Mestre Cuca)

Fernanda Lopes (Nanda Doces)

Alzira Carreira (Delícias Portuguesas)

Eliza Neitzke (Pastel Santa Clara).

DOCES CERTIFICADOS

Na Indicação de Procedência de Pelotas é autorizada a produção dos seguintes doces:

*bem-casado

*quindim