16 Jun 2017 16:38   Redator(a): Camila Faraco

Prefeitura cria comissão para controle dos prédios públicos

A Prefeitura criou a Comissão de Controle e Acompanhamento do Patrimônio Imobiliário, responsável pelos prédios públicos desocupados e contratos de locações de bens e imóveis. O grupo é formado por servidores de diversas secretarias. O objetivo é construir um plano de trabalho para garantir a preservação e o bom uso desses espaços.

Os prédios que serão analisados são: o da antiga Secretaria de Finanças (em frente ao Largo do Mercado), o que abrigava a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) (na esquina das ruas General Neto com Anchieta), o do Almoxarifado (na rua Benjamim Constant), o da antiga Administração (na rua Barão de Santa Tecla), e o do antigo Grupo Escolar D. Antônia (na rua Saldanha Marinho). Todos os imóveis são inventariados, ou seja, não podem sofrer alterações na fachada e na volumetria.

A comissão será formada por representantes do Gabinete da prefeita, da Secretaria de Cultura (Secult), da Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), da Secretaria do Governo (SG), e da Procuradoria Geral do Município.

Por suas especificidades construtivas, os prédios históricos demandam alto investimento em manutenção e ainda maior para um restauro.

No caso do prédio da antiga Administração, alunos do curso técnico em Execução, Conservação e Restauro de Edificações do IF-Sul fizeram um levantamento das condições do imóvel - documento que pode ser usado para posterior projeto de restauro. O alto valor de recursos necessário para a sua requalificação inviabiliza a concretização de projetos.

A comissão mista avaliará também as perspectivas de alienação ou cedência para uso criativo dos imóveis, como já foi feito no Castelo Simões Lopes. Orçada em R$ 1,2 milhão, já está pronta a primeira fase do projeto de restauro do prédio, através de contrato com Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional.