16 Jun 2017 18:37   Redator(a): Joice Lima

Saúde: Prefeitura e Santa Casa vão buscar apoio da Azonasul

A Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas vão solicitar uma reunião com prefeitos e secretários de Saúde das 21 cidades que integram a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para pedir apoio aos hospitais pelotenses que funcionam como pólos regionais, já que recebem com frequência pacientes de seus municípios. A decisão foi tomada durante audiência pública no Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (16), da prefeita Paula Mascarenhas com o provedor da Santa Casa, Lauro Ferreira de Melo.

Melo relatou à prefeita as dificuldades financeiras e os desafios que o hospital vem enfrentando nos últimos meses, agravados pelos valores da tabela do SUS, que estão “congelados” há muito tempo. “Conte comigo, sou parceira”, afirmou Paula, que destacou a necessidade de mostrar ao governo federal a união dos municípios em torno do objetivo comum - no caso, os hospitais pelotenses - e a objetividade para traçar pleitos específicos que serão logo encaminhados ao Ministério da Saúde (MS).

Tanto o provedor da Santa Casa quanto a secretária de Saúde, Ana Costa, presente na audiência, concordam que as áreas prioritárias no momento são a de traumatologia e de materno-infantil. Eles também apontam a necessidade de cobrar do governo federal uma posição quanto aos serviços oncológicos. “O processo está parado há um ano e meio”, lembrou o provedor.

O vice-provedor, João Francisco Neves, que acompanhou Melo na audiência com a prefeita, lamentou que o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) recentemente aprovou recursos para 16 projetos na área do agronegócio e nenhum para a saúde.

Melo antecipou à prefeita que a Santa Casa tem planos de disponibilizar, em breve, outros dez leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Ele e Neves entregaram à Paula e Ana convites para a celebração dos 170 anos da fundação da Santa Casa, que ocorrerá às 16h do dia 20 de junho, no salão nobre da instituição.