16 Jun 2017 19:20   Redator(a): Joice Lima

Saneamento: Paula quer que Comissão mostre que estudo é viável

Prefeita se mostrou entusiasmada com proposta desenvolvida por funcionários de carreira do Sanep, mas quer garantia de sua implantação

A Comissão de Modernização da Gestão (CMG), composta por cinco funcionários de carreira do Sanep, apresentou à prefeita Paula Mascarenhas e equipe, na tarde desta sexta-feira (16), no Paço Municipal, um estudo que propõe que a universalização do saneamento na cidade de Pelotas seja implantada pelo próprio Sanep – a partir de financiamentos ou de recursos próprios da autarquia. A prefeita se mostrou entusiasmada com o trabalho da Comissão e disse dará continuidade tanto aos estudos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) quanto à proposta dos funcionários, para logo decidir pela melhor solução.

Construído a partir de uma série de levantamentos, de simulações e da experiência dos funcionários – todos trabalham no Sanep há mais de 15 anos – o projeto apresentado pela CMG está orçado em R$ 213,6 milhões e contempla a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgotos em 90% da cidade de Pelotas (atualmente, apenas 63% das residências têm coleta de esgotos e, destas, 30% é tratado) em um prazo de nove anos.

O objetivo seria alcançado a partir da ampliação das três Estações de Tratamentos de Esgotos (ETEs) existentes e da construção de outras seis: Novo Mundo; Simões Lopes; Vila Princesa; Colônia Z3; Engenho e Arco-Íris. O projeto todo seria concluído – algumas seriam construídas em mais de uma fase.

Paula afirmou que não tem nenhum compromisso com nenhuma empresa, para fazer uma PPP. “Meu objetivo é resolver o problema e acabar com o esgoto a céu aberto na cidade de Pelotas. Gostei muito do estudo, sintam-se motivados a prosseguir com o trabalho. Agora quero que vocês me convençam que ele é viável e que é a melhor solução”, provocou a prefeita.

A chefe do Executivo exteriorizou sua admiração pelos cinco funcionários, “técnicos competentes e qualificados, comprometidos com o serviço público e com o órgão que representam”, e explicou ao grupo sua angústia com os entraves burocráticos da máquina pública – em contrapartida à agilidade da iniciativa privada. Por isso, Paula solicitou que a CMG faça, a partir de agora, um plano de execução do estudo apresentado, para provar que ele tem condições de ser implantado e estará preparado para enfrentar possíveis entraves que venham a surgir.

Integram a CMG: Arnaldo Soares, Michele Borba, Leandro Betemps, Ana Hallal e Claudelaine Coelho. Assistiram à apresentação do estudo, o vice-prefeito, Idemar Barz; a chefe de gabinete da prefeita, Kelli Schaefer; o secretário de Planejamento e Gestão Paulo Morales; o procurador-geral do Município, Nadison Hax; e o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.