17 Jun 2017 12:39   Redator(a): Joice Lima

Instituto de Cardiologia capacita equipe para exames Tele-ECG

Enfermeiras da UBS Guabiroba são treinadas para a realização de eletrocardiogramas com leitura por tele na própria unidade

A equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guabiroba dedicou a manhã deste sábado (17) para aprender a realizar eletrocardiogramas com leitura por tele. Dentro de algumas semanas, os Tele-ECGs vão ser disponibilizados na própria unidade aos pacientes que chegarem em situações de emergência ou referenciados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde (SMS).

A secretária de Saúde, Ana Costa, recepcionou a equipe, que foi treinada pelo cardiologista Adolfo Sparenberg, pela enfermeira Patrícia Dias e pelo técnico de informática Robert Timm, todos do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. “A UBS Guabiroba será a terceira unidade da Rede Bem Cuidar a contar com a telemedicina inserida e a quinta unidade de Pelotas”, informa a secretária. O serviço já é disponibilizado nas UBSs Bom Jesus e Simões Lopes, da Rede Bem Cuidar, e também nas UBSs Salgado Filho e União de Bairros, que é gerenciada pela Universidade Católica (UCPel).

A SMS optou por fazer a capacitação da equipe no sábado para não prejudicar o atendimento ao público.