18 Jun 2017 11:25   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Veículos alternativos irão substituir carroças e charretes

Mudanças na área central estão próximas: projetos de protótipos de veículos de tração animal podem ser entregues a partir de segunda-feira (19)

Proteger os animais dos maus-tratos e proporcionar um novo visual para o Centro da cidade será possível a partir desta segunda-feira (19), quando empresas interessadas em participar da feira de protótipos de veículos que substituirão a tração animal poderão entregar seus projetos à Prefeitura. A ideia é substituir as carroças e charretes usadas pelos catadores que recolhem material reciclável no perímetro central da cidade por veículos de baixa manutenção, fácil estacionamento e ampla circulação.

Desde março, mês em que foi publicado o edital de divulgação das regras do processo, as empresas puderam criar seus modelos de veículos. Agora, podem fazer a entrega do projeto até o dia 30 de junho, das 12h30min às 18h30min, na sede da Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), localizada na rua General Osório, 918 (no Departamento de Compras Governamentais).

Uma comissão será responsável por escolher os protótipos durante a feira, que será realizada entre os dias 10 e 21 de julho, na Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na Praça Vinte de Setembro, 366.

No compartimento de carga dos veículos será disponibilizado um espaço para propaganda, a ideia é que sejam financiados por empresários da cidade. Os catadores que poderão utilizar os veículos serão os cadastrados em cooperativas conveniadas ao Sanep, em locais onde não há coleta seletiva, para que possa ser ampliada a coleta. A estrutura terá 2,5 metros de comprimento por 1,2 de largura, com capacidade de até 450 quilos.

O edital foi elaborado coletivamente e envolveu diversas secretarias, como de Transporte e Trânsito (STT), Qualidade Ambiental (SQA), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Sanep e o apoio do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa).

Os interessados em participar do projeto podem visualizar o edital com as regras no link: http://www2.pelotas.com.br/xxx/transparencia/arquivos/edital.pdf