10 Jul 2017 14:55   Redator(a): Tânia Magalhães

Saúde e Segurança lideram votação de assembleia do Corede

Assembleia microrregional definiu prioridades de quatro municípios para a construção da cédula da Consulta Popular

A Assembleia Multirregional do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul), para a escolha de cinco projetos a serem inseridos no orçamento do Estado, foi realizada nesta segunda-feira (10) no Salão Nobre da Prefeitura. O evento contabilizou 229 votos e contou com a participação dos municípios de Pelotas, Morro Redondo, Arroio do Padre e Capão do Leão. As áreas de Saúde e Segurança lideraram os resultados.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou a importância da Consulta Popular para canalizar recursos para a região. “Temos aprendido o quanto podemos mais se estivermos unidos, como no movimento pelo término da duplicação da BR-116 Sul. E assim temos que fazer em relação ao orçamento do Governo do Estado”, afirmou.

A secretária de Governo, Clotilde Vitória, membro do Corede Sul, comentou que o objetivo da mobilização é garantir o aproveitamento de projetos de caráter regional, idealizados a partir de planejamento estratégico e construídos de forma coletiva, após o levantamento de demandas.

Para as áreas de Agricultura, Educação, Turismo, Segurança e Saúde, que totalizam 12 projetos, o Estado disponibilizará R$ 2.531.428,57 em orçamento.

Projetos mais votados por área

Os 229 votos foram apurados logo após o meio-dia, quando se encerrou a votação em Pelotas. Cada um contava com a opção de escolha de cinco projetos. Confira os números:

* Saúde:

- Projeto 26 – 174 votos – Adequação e implementação de um Sistema de Referência e Contrarreferência para o SUS.

* Segurança:

- Projeto 19 - 173 votos – Política de substituição de viaturas e equipamentos da área de Segurança.

* Educação:

- Projeto 29 – 52 votos – Revitalização de laboratórios de informática.

* Agricultura:

- Projeto 06 – 61 votos – Ceasa Regional.

* Turismo:

- Projeto 42 – 49 votos – Sinalização viária e turística da região da Costa Doce.

Assembleia e Consulta Popular

O presidente em exercício do Corede Sul, Henrique Feijó, informou que, no dia 17, haverá assembleia ampliada para compilar os resultados das votações das assembleias microrregionais e construir a cédula que será encaminhada pela Consulta Popular dos dias 1º, 2 e 3 de agosto.

Na semana passada, a assembleia microrregional foi em Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini. Na tarde desta segunda-feira (10), será a vez de Rio Grande, São José do Norte e Mostardas. No decorrer da semana, Arroio Grande, Herval, Jaguarão e Cerrito vão se reunir, assim como Santa Vitória do Palmar e Chuí.

Delegada e apoio

Representante do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Karine de Castro da Silva, foi eleita delegada para acompanhar todo o processo. “O HU sempre participa da consulta popular e mobiliza seus colaboradores para todas as etapas, ciente da importância da saúde constar na cédula de votação, além dos projetos regionais”, afirmou.

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi, pediu apoio para escolha do projeto 19 da área da Segurança, que beneficia a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Polícia Civil e Susepe. O servidor da Embrapa, João Carlos Medeiros Madail, requisitou prioridade para a proposta nº 6, de criação de uma Ceasa Regional. A vereadora Zilda Bürkle (PSB) prestigiou a assembleia e também votou.