11 Jul 2017 11:26   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

Conferência de Assistência Social inicia-se quinta-feira

Inicia-se nesta quinta-feira(13), no Auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a 12a Conferência Municipal de Assistência Social que, neste ano, terá como tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”. O credenciamento começa às 18h, seguido de momento cultural e abertura do encontro.

Às 19h, a Conferência abordará dois temas: “Os desafios do financiamento do SUAS”, com Antônio Cruz, e “Controle Social no Suas”, com Vini Rabassa da Silva. O mediador será Roberson Becker Loeck.

Na sexta-feira (14), o encontro prosseguirá com o credenciamento às 8h30min, seguido de Momento Cultural às 8h45min, e leitura e aprovação do regimento. Às 9h30min, o tema será “Contextualização da política de assistência social em Pelotas, apresentação de eixos temáticos. A escolha de delegados está marcada para as 16h45min.

A Conferência abordará quatro eixos. Os dois primeiros são A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais (Eixo 1); Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS (Eixo 2).

Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais é o Eixo 3 e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais é o Eixo 4.