11 Jul 2017 12:53   Redator(a): Tânia Magalhães

PPA compartilhado encerra-se na internet

Moradores do bairro Três Vendas foram os que mais acessaram as propostas do Compartilha Pelotas

Com 222 participações, encerrou-se nesta terça-feira (11) a votação do projeto Compartilha Pelotas pela internet. Desde o dia 15 de maio, a população pôde participar da construção do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, que determinará as ações e investimentos do Poder Público na cidade pelos próximos anos.

O bairro Três Vendas liderou as participações, com 28,4% dos acessos. As diretrizes Ação Social, Economia e Sustentabilidade, e Gestão e Finanças serão a base do mapeamento estratégico das ações e investimentos do Governo para Pelotas do futuro.

O PPA compartilhado, via internet, foi uma inovação do Governo Paula Mascarenhas. A cada quatro anos, um Plano é construído e, até então, a participação popular limitava-se a audiências públicas. Nesta gestão, foi implantado um meio de ampliar as possibilidades para os pelotenses registrarem suas demandas e sugestões para a construção do PPA. Durante aproximadamente dois meses, o banner Compartilha Pelotas esteve à disposição no site da prefeitura para acessos.

As propostas que se sobressaíram são as seguintes:

* Diretriz Ação Social

- Eixo Inclusão Social: 59,6% optaram pelo item “Ampliar e qualificar a rede de saúde, educação e proteção social”;

- Eixo Qualidade de Vida: 43,5% escolheram “Promover um ambiente cultural diversificado”;

- Eixo Segurança: 59,4% votaram em “Garantir a segurança das pessoas e do patrimônio”.

* Diretriz Economia e Sustentabilidade

- Eixo Espaço Público: 39,8% optaram por “Qualificar a estrutura urbana e rural”;

- Eixo Sustentabilidade Ambiental: 59,6% escolheram o item “Garantir políticas de saneamento”;

- Eixo Desenvolvimento Econômico: 38,5% votaram em “Criar um ambiente atrativo a investimentos”.

* Diretriz Gestão e Finanças

- Modernizar os processos administrativos com eficácia e transparência recebeu 41,4% dos acessos.

Monitoras de Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) realizam levantamento das sugestões mais recorrentes apresentadas no PPA compartilhado, para organizá-las em planilhas que serão submetidas à prefeita. Demandas das secretarias e de audiências públicas também passam por catalogação.