12 Jul 2017 13:23   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Cittamobi auxilia mais de 68 mil usuários do transporte coletivo

Próximo de completar um ano em funcionamento, aplicativo facilita o deslocamento dos usuários

Utilizar o serviço de transporte coletivo em Pelotas ficou mais ágil e prático desde o processo de licitação que implantou um novo sistema, que completa um ano no dia 31 de julho. Hoje, o usuário consegue controlar os horários do ônibus até o momento em que ele irá passar na sua parada, através do aplicativo de celular Cittamobi. Neste primeiro ano de funcionamento, aproximadamente 68.500 pessoas já fizeram o download do app, que permite também enviar criticas, tirar dúvidas e fazer sugestões sobre o que ocorre no dia a dia do transporte coletivo.

No mês de junho, cerca de 300 notificações foram recebidas pelos agentes do Departamento de Transporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) através do aplicativo. São demandas de todos os tipos: questões relativas aos pontos de ônibus, itinerários, sugestões e críticas que ajudam a identificar e resolver possíveis problemas. “A Secretaria tem controle sobre as notificações e sempre verifica a sua procedência. Caso chegue uma reclamação, por exemplo, de que o ônibus não passou na parada em determinado horário ou se atrasou, nós olhamos no sistema e podemos notificar o Consórcio”, afirma o secretário da STT, Flávio Al Alam.

Para chegar ao centro, onde atende em uma loja de informática, Letícia Duarte utiliza a linha “Balneário Santo Antônio”, da praia do Laranjal. Há cerca de quatro meses, ela descobriu o Cittamobi e, agora, usa diariamente o aplicativo para saber qual o ônibus está mais próximo da parada ao lado de sua casa e monitora os horários. “Não preciso sair antes para a parada. Como moro perto, eu monitoro pelo aplicativo o próximo horário do ônibus. Quase sempre dá certo. É muito difícil eu ficar mais do que cinco minutos aguardando na parada”, afirma Letícia.

Outra vantagem é que o Cittamobi atualiza instantaneamente as mudanças das rotas ou das linhas que são criadas ou modificadas. Ele informa a localização de paradas mais próximas do passageiro e os ônibus e linhas que estão a caminho, atualizando, minuto a minuto, o tempo que falta para o veículo chegar ao ponto. O aplicativo é oferecido gratuitamente aos usuários do transporte coletivo urbano de Pelotas e pode ser baixado em aparelhos com sistemas android ou IOS.

O funcionamento

Para implantar o CittaMobi em Pelotas, o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) realizou o mapeamento das paradas de ônibus da cidade e o cadastro das linhas. A posição dos coletivos é captada por GPS, através de um pequeno transmissor instalado no interior dos veículos. As informações são enviadas por sinal de celular para os servidores que as armazenam numa base de dados.

A previsão de chegada ou saída do ônibus de cada parada é feita a partir de cálculo sobre os dados que constam na base, como trânsito, posição do veículo, linhas cadastradas e outras variáveis. Este sistema de funcionamento permite que os usuários contem com previsões.