12 Jul 2017 16:39   Redator(a): Joice Lima

Programa Saúde Escolar será ampliado em quase 300%

Secretarias de Saúde e Educação renovam o termo de compromisso. Ações serão estendidas a 92 instituições públicas de ensino de Pelotas

Os secretários de Saúde (SMS), Ana Costa, e de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, renovaram nesta quarta-feira (12) o termo de cooperação do Programa Saúde Escolar (PSE), que será ampliado. A cobertura do Programa, das atuais 32 escolas, será estendida a 92, entre instituições de ensino da rede municipal e estadual. “Atendemos a sugestão do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e vamos ampliar o Programa em quase 300% porque entendemos que é educando as crianças que se consegue modificar comportamentos”, ponderou Ana Costa.

O PSE terá doze ações prioritárias, sendo a principal delas o Combate ao Aedes, que será obrigatório em todas as escolas. Essas ações são desenvolvidas em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As 92 escolas estão organizadas em 40 núcleos do Programa, conforme a área de abrangência das UBSs. Além destas ações (veja abaixo), o Programa oferece tratamento aos estudantes em três áreas: saúde auditiva; saúde oftalmológica; saúde bucal.

A coordenadora do PSE, Jaqueline Dutra, destaca que no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 700 crianças receberam tratamento bucal e oftálmico apenas no consultório itinerante do Programa - fora os atendimentos nas UBSs e no programa Sorrindo na Escola. “A criança é um multiplicador de informações super importante, porque ela leva o que aprende para a casa. Nem todas vão à UBS ou estão em casa quando os agentes de saúde fazem as visitas, mas todas estão na escola. Pelo PSE conseguimos atingir 100% das crianças”, explica Jaqueline.

Algumas das 12 ações prioritárias:

*Combate ao Aedes

* Violência Escolar

*Combate ao uso de álcool e outras drogas

*Prevenção de DSTs

*Combate ao Tabagismo

*Prevenção da Obesidade Infantil.