12 Jul 2017 22:25   Redator(a): Camila Faraco

Paula palestra sobre Administração e Finanças na UFPel

A prefeita Paula Mascarenhas falou sobre o tema "Austeridade e Criatividade: os pilares entre a Administração e as Finanças Públicas" a cerca de 120 alunos do curso do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Auditório da Reitoria no Campus Anglo, na noite desta quarta-feira (12). O encontro abriu o primeiro Ciclo de Palestras Profiap/ UFPel.

Paula, que é professora de Letras Francês da instituição desde 1993, falou sobre os desafios de um líder público. "Um gestor deve se rodear de pessoas que equilibrem técnica e política".

A chefe do Executivo citou medidas econômicas adotadas nesses sete meses de Governo, como o decreto de contingenciamento de 40%. "O bolo tributário repassa aos municípios apenas 15% da arrecadação, mas as responsabilidades com as prefeituras só aumentam. Nossa prioridade é pagar servidores e fornecedores, por isso precisamos ter planejamento estratégico para manter as contas em dia", analisou.

A prefeita também destacou o auxílio da tecnologia na Administração, como o aplicativo Colab, que encaminha a demanda de moradores ao Município, e o projeto Cidade Digital, que prevê um governo digitalizado com acesso do cidadão a inúmeros serviços.

Ao ser questionada sobre privatizações pelo professor do Profiap Everton Cavalheiro, Paula disse que acredita em bons exemplos com a iniciativa privada e que busca uma Parceria Público Privada (PPA) para universalizar o tratamento de esgoto em Pelotas, um investimento que exige R$ 400 milhões.

O aluno Mateus Torteli elogiou o processo de seleção para o próximo secretário de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), uma inovação que permite escolher o titular da pasta com base em critérios profissionais. Paula contou que a inciativa abriu um leque de opções e criou-se um banco de talentos. Dos 90 currículos recebidos, três foram selecionados e passaram por entrevista pessoal com a prefeita.