13 Jul 2017 11:06   Redator(a): Tânia Magalhães

Matadouro Cascatense retoma as atividades

Agroindústria obteve a liberação pelo Serviço de Inspeção Municipal

O Matadouro Cascatense, impedido de funcionar desde 2015, retomou suas atividades de abate e açougue neste mês, além de se preparar para a produção de embutidos e defumados para atender toda a cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o princípio de incentivo à agroindústria, elaborou novo projeto, o proprietário realizou a reforma e, em seguida, recebeu a liberação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM 2).

O Matadouro Cascatense está situado no 5º distrito (Cascata) e pertence ao produtor Sali de Oliveira. Em 2002, iniciaram-se as atividades de abates semanais no estabelecimento (de dois a quatro bovinos e, algumas vezes, ovinos e suínos) para comercialização no próprio açougue. Fiscalização da inspeção municipal, realizada há dois anos, impediu o funcionamento da agroindústria por falta de estrutura do sistema frio para conservação dos produtos.

O retorno

Voltada a incentivar o desenvolvimento do setor, a SDR procurou o proprietário para readequá-lo às normas e retornar às atividades.

Sali de Oliveira é criador dos próprios animais que abate e comercializa no seu açougue. O novo projeto exigiu reformas e, hoje, o estabelecimento está ajustado às exigências da nova legislação, com o processo de produção sob responsabilidade do SIM.

Adesão

Os açougues são fiscalizados pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. No entanto, a adesão ao SIM transfere a esse serviço a responsabilidade da fiscalização.

Para aderir ao SIM, o interessado deve procurar a SDR, cuja equipe fará vistoria no local para elaborar a planta adequada do estabelecimento. Também é necessária a regularização na Secretaria da Fazenda, para a inclusão da atividade de processamento de produtos cárneos, adequação ambiental e junto aos bombeiros, além da contratação de veterinário como técnico responsável pelo negócio.