13 Jul 2017 16:04   Redator(a): Camila Faraco

Ladrões levam eletrodomésticos e alimentos da Dyrio Gorgot

Há menos de oito meses, a comunidade do bairro Navegantes comemorou a entrega do novo prédio da Escola de Educação Infantil (Emei) Dyrio Gorgot. O investimento de R$ 1 milhão ampliou o local e aumentou o número de vagas. Mas agora os funcionários e alunos sofrem com as conseqüências da insegurança. Após dois furtos em um curto intervalo de tempo, a unidade perdeu forno elétrico, microondas, panelas, copos, talheres e alimentos.

Apesar das ocorrências, as crianças não ficaram sem as refeições graças à mobilização da diretoria da escola e da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), que irá providenciar novos eletrodomésticos e repor os alimentos furtados. “As merendeiras trouxeram outras panelas, cada um deu seu jeito e ninguém ficará desguarnecido”, contou a diretora Ângela Haddad.

A Dyrio Gorgot atende 120 alunos do Berçário ao Pré 2 e conta com 24 funcionários e professores. Em dezembro de 2016, o prédio de 680,85 m², foi refeito, desde a fundamentação, drenagem e rede elétrica até a alvenaria, pintura e telhado. A reforma faz parte da requalificação de todas as Emeis de Pelotas através do Salário-Educação.

Para evitar casos semelhantes à Dyrio e a outras unidades do município, a Smed trabalha na elaboração de um edital que prevê a instalação de alarmes de segurança nas EMEIs e EMEFs. Além disso, a Guarda Municipal (GM) faz o patrulhamento periódico nas escolas da rede, assim como em repartições públicas, UBSs e prédios históricos.