13 Jul 2017 20:25   Redator(a): Andressa Barbosa

Paula cria Comitê Integrado de Prevenção Social da Violência

A partir de agora, Pelotas contará com dois fóruns permanentes e exclusivos para o debate de estratégias de segurança pública com a criação do Comitê Integrado de Prevenção Social da Violência (CIP). A primeira reunião do grupo, que somará esforços com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), aconteceu nesta quinta-feira (13) e convocou diversas secretarias a assumirem posições de protagonismo no setor.

O CIP nasce com a responsabilidade de articular, executar e avaliar as estratégias de prevenção à criminalidade. O objetivo é integrar ações das secretarias de Segurança Pública (SSP), de Educação e Desporto (Smed), de Saúde (SMS), de Assistência Social (SAS), de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), de Planejamento e Gestão (Seplag), e o Observatório Municipal de Segurança Pública na transformação de fatores considerados de risco em medidas de proteção.

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que este será um espaço muito importante para colaborar em uma das áreas prioritárias de seu governo. “Esta é uma iniciativa inédita em Pelotas. Criamos o GGI-M da prevenção”, destacou.

O Comitê atuará nos mesmos moldes do GGI-M, mas focado exclusivamente na eficiência de ações preventivas. Paralelamente à estrutura municipal e todos os seus departamentos, instituições como Ciee, Sesi, Senai e Sest Senat também integram o grupo e serão essenciais para redução dos índices de vulnerabilidade social em Pelotas.

Os secretários Aldo Bruno Ferreira, da SSP, Luiz Eduardo Longaray, da SAS, Giorgio Ronna, da Secult, Artur Corrêa, da Smed, Paulo Morales, da Seplag e Ana Costa, da SMS, também participaram do encontro.