13 Jul 2017 21:01   Redator(a): Camila Faraco

Conferência de Assistência Social aborda o fortalecimento da SUAS

12ª edição do evento municipal será realizada até sexta (14) no auditório Dom Antônio Zattera

Iniciou-se na noite desta quinta-feira (13) a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social no auditório Dom Antônio Zattera, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Até sexta (14), o evento aborda o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito Idemar Barz ressaltou a importância da Conferência por discutir políticas públicas sociais. “Nosso trabalho na área é referência em outros municípios. Que esse momento sirva para criarmos ainda mais iniciativas positivas”. Representante da Câmara dos Vereadores, a parlamentar Daiane Dias (PSB) lembrou do aniversário de 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado nesta quinta.

O secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, elencou as ações realizadas ou em andamento nos 14 meses em que está à frente da pasta, como a descentralização do Cadastro Único e os programas Família Acolhedora e Primeira Infância no SUAS. “Um esforço coletivo permite a concretização de projetos que mudam a vida dos cidadãos”, afirmou.

A abertura do evento também contou com a apresentação dos jovens flautistas da Associação Amar, uma entidade beneficente e cultural. Mediados pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Pelotas, Roberson Becker Loeck, os palestrantes Antônio Cruz e Vini Rabassa da Silva falaram sobre os temas “Os desafios do financiamento do SUAS” e “Controle Social no Suas”.

Na sexta (14), o encontro começa com o credenciamento às 8h30min, seguido de Momento Cultural e leitura e aprovação do regimento. Às 9h30min, o evento apresentará a contextualização da política de assistência social em Pelotas e dos eixos temáticos”. A escolha de delegados está marcada para as 16h45min.