13 Jul 2017 21:20   Redator(a): Camila Faraco

Smed vai avaliar desempenho escolar em Português e Matemática

Objetivo é criar estratégias para melhorias do processo de ensino e o aumento do Ideb

A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) aplicou a primeira avaliação externa da rede municipal a alunos do 1º, 3º, 5º, 7º e 9º ano nesta quinta-feira (13). O objetivo é analisar o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática e assim construir um diagnóstico para mapear as carências e as boas práticas na sala de aula.

O resultado será avaliado pelo Departamento de Ensino da Smed. A medida faz parte do planejamento estratégico da secretaria para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que terá novo resultado neste ano.

Em 2015, Pelotas registrou crescimento de 23% no Ideb, com o marco de 4,8 relativo aos anos iniciais – 0,9 a mais do que o apresentado em 2013. O índice é utilizado como indicador geral da educação nas redes pública e privada do Brasil com base na Prova Brasil.