14 Jul 2017 13:51   Redator(a): Tânia Magalhães

Comunidade Kaingang no 7º Distrito agora conta com poço de água

Investimento é uma parceria entre a SDR e o Estado

A aldeia indígena Kaingang, localizada na colônia Santa Eulália (7º Distrito), já está abastecida com água extraída das próprias terras. Parceria entre a Prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Governo do Estado possibilitou a perfuração de poço que garante o abastecimento de água própria para consumo aos moradores daquela comunidade.

A obra foi concluída nesta semana. A SDR entrou com o combustível e com a tubulação e o Estado com o maquinário apropriado. O secretário Jair Seidel explica que foi necessária a perfuração de 162 metros de rocha. “A SDR prioriza o trabalho em toda a região colonial. Hoje, somente um terço da população conta com água tratada e canalizada, e a meta do Governo é dobrar essa fração”, afirma Seidel.

Com o poço, os índios não dependerão mais do caminhão-pipa que abastecia a aldeia com água de boa qualidade. A estrutura tem capacidade de fornecimento de 2 mil litros/hora.