14 Jul 2017 16:08   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Departamento de Transporte promove melhorias nas linhas de ônibus

Desde a implantação do novo sistema de transporte coletivo em Pelotas, viabilizado por meio de processo licitatório e que completa um ano de funcionamento no dia 31 de julho, o departamento de Transporte da Prefeitura atua diretamente na fiscalização e monitoramento das linhas de ônibus que circulam na cidade.

Diariamente a equipe acompanha, através do sistema instalado na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a rota dos veículos e aponta possíveis anormalidades que venham a ocorrer, seja nos atrasos, na super lotação ou no não cumprimento dos itinerários – e, para corrigir isso, notifica o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), que tem por obrigação contratual cumprir a demanda.

São constantes as reuniões entre os agentes do Departamento e a equipe operacional do Consórcio. Nesta quinta-feira (13), entrou em vigor uma das mudanças elaboradas a partir da fiscalização diária e apresentada na última reunião com o CTCP: agora quem se desloca pelo Largo de Portugal, em frente ao supermercado Guanabara, possui a preferência para acessar a rua Dom Pedro II – antes a preferencial era de quem vinha pela rua Saldanha Marinho.

“O ônibus que saía do terminal perdia, em média, de 5 a 7 minutos para iniciar o seu trajeto, devido à dificuldade de sair do local. Nós constatamos, por meio do acompanhamento diário, que era necessária a intervenção ali”, afirmou o agente Guilherme, um dos responsáveis pelo setor. A solução traz uma série de benefícios que são notados por todos que utilizam o transporte: tanto o usuário, que vê a viagem fluir; quanto o motorista, que ganha tempo para concluir seu trajeto com mais tranquilidade.

Esses ajustes nas linhas da zona norte também permitiram a ampliação de horários em momentos de grande movimentação, como no fim de tarde. A linha do Pestano, por exemplo, ganhou dois novos horários; a Cohab 2, um horário; Cohab Lindóia, quatro horários; Sitio Floresta, cinco horários; e Py Crespo, um horário. A linha Santo Antônio/Valverde do Laranjal, também passou a contar com um novo horário.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, salienta o trabalho fundamental realizado pelo departamento na fiscalização do transporte coletivo. “Hoje, poucas reclamações chegam à Secretaria e muito se deve ao acompanhamento diário das linhas, o monitoramento e as mudanças que repassamos para o Consórcio aplicar”, afirmou Al Alam.