14 Jul 2017 16:38   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Idemar participa do programa Portas Abertas da Embrapa

Instituição lançou o aplicativo Agromet, que disponibiliza dados meteorológicos de Pelotas

O vice-prefeito Idemar Barz participou do programa Portas Abertas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na manhã desta sexta-feira (14), durante as comemorações dos 24 anos da instituição. O evento apresentou as tecnologias desenvolvidas e o aplicativo Agromet, que disponibiliza dados meteorológicos de Pelotas.

A proposta do programa é consolidar uma agenda de trabalho com as prefeituras da Região Sul e aproximar a Embrapa da sociedade e suas representações, de forma a captar e alinhar demandas para qualificação da sua agenda de prioridades.

O aplicativo lançado pelo Laboratório de Agrometeorologia e Tecnologia da Informação repassa minuto a minuto dados como temperatura, umidade relativa, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, velocidade do vento - fundamentais para a agricultura. A ferramenta está disponível para download na plataforma Android, na Google Play.

Idemar e os demais prefeitos da região conheceram algumas tecnologias como arroz irrigado, soja, sistema de produção de leite e a coleção de forrageiras e pastagens; produção de base ecológica – hortaliças e frutas, feijão e milho, produção de mel; citros e polpas de frutas, oliveiras; batata-doce, batata branca, abóboras, pimentas, cebolas; batata-doce, cana-de-açúcar, girassol, mamona e tungue.

Junto com a atividade, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizou uma reunião ordinária sobre a Pesca Artesanal e as Estradas Rurais nos municípios. O próximo encontro será no dia 19, em sua nova sede, na rua Andrade Neves, 2077, quando cada um dos prefeitos terá dez minutos para apresentar as ações dos seus primeiros 200 dias de governo.