Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

14 Jul 2017 16:59   Redator(a): Joice Lima

Festa do Amigo dos Caps será no dia 20

A- A A+

    No dia 20 de julho, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Escola comemora junto aos demais Caps do município a Festa do Amigo. O evento integra o calendário de festividades dos serviços e busca fortalecer os vínculos e a inserção social dos participantes e trabalhadores. A Festa ocorre das 14h às 17h30min, na Associação dos Ex-Funcionários da CTMR (AEFCTMR), na rua Barão de Santa Tecla, 253, que anualmente cede o espaço ao evento.

    A Festa do Amigo é o momento de encontro e valorização dos amigos/as e parceiros/as que acompanham a trajetória dos Caps de Pelotas. Também comemora o aniversário do serviço, que completa 16 anos de funcionamento na luta por uma sociedade melhor, mais digna, cidadã e inclusiva.

    Na programação, desfile de Fantasias e Memórias, apresentações do grupo musical do Caps Escola Felizarte, do grupo musical convidado Los Lokos, Aulão de Dança do \"Despacito\", painéis com exposição de fantasias e fotos das festas passadas, baile, lanche e bolo.

    O tema da festa deste ano é “Retrômental”, escolhido devido ao sucesso das últimas festas à fantasia. A proposta é ir à festa personalizado com temas de festas anteriores ou que produziram memórias.

    Caps Escola

    Resultado de um convênio que existe desde 2001 entre Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Prefeitura, o Caps Escola tem a missão de garantir uma formação acadêmica para diferentes cursos, a partir do modelo psicossocial de cuidado que se dá num lugar aberto, com atendimento humanizado e personalizado onde a liberdade é terapêutica. Está voltado à reabilitação psicossocial e exercício de cidadania, através de diversas oficinas, grupos, atividades externas, assembleias, passeios, festas, com equipe multiprofissional focados na saúde, em contraponto ao modelo asilar excludente e pouco resolutivo e centrado na doença.

    Os estágios profissionalizantes e práticas diversas no Caps Escola são realizados pelos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Design em Moda e outros. O Caps Escola compõe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Pelotas e atende moradores dos territórios Centro, Arco Iris, Cohab Tablada, Sanga Funda, Jardim das Tradições, adjacências e zona rural de Pelotas. Os demais territórios são atendidos pelos Caps de suas regiões.

    A demanda principal do Caps Escola são pessoas adultas, a partir de 18 anos, com transtornos psíquicos severos e persistentes cuja condição de saúde justifiquem a participação nesse tipo de serviço. Outras situações mais leves, moderadas e estabilizadas são atendidas em outros dispositivos de cuidado da Raps.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel