14 Jul 2017 17:38   Redator(a): Andressa Barbosa

Juízes apoiam o Pacto Pelotas pela Paz

Mobilização pela construção coletiva do Plano Municipal de Segurança Pública chega ao Judiciário

O vice-prefeito Idemar Barz apresentou o Pacto Pelotas pela Paz aos juízes da comarca de Pelotas, em reunião no Foro nesta sexta-feira (14). O encontro integra o movimento que busca engajar o poder público e a sociedade na construção coletiva do Plano Municipal de Segurança Pública. Os onze magistrados presentes deram suas contribuições para a elaboração de uma cultura de paz na cidade.

O diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral elogiou a segurança e o embasamento da proposta ao garantir o empenho de todos os 17 juízes em sua concretização. “O poder Judiciário em Pelotas dará todo o apoio”, afirmou.

O juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Régis Vanzin, apontou o alinhamento de diferentes entidades na criação de uma concepção institucionalizada como um dos maiores benefícios do Pacto: “Muda o governo, mas a política continua”, enfatizou.

O debate da segurança tem sido construído coletivamente com o apoio de instituições religiosas, de ensino, órgãos da sociedade civil e forças policiais.

Nesta semana, a prefeita Paula Mascarenhas apresentou as concepções iniciais do Pacto aos membros do Comitê Integrado de Prevenção Social da Violência (CIP), departamento recém criado na Secretaria de Segurança Pública (SSP), e aos promotores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. O Pacto Pelotas pela Paz nasce da integração de diversas visões para a viabilização de estratégias interligadas e focadas na redução dos índices de criminalidade.