14 Jul 2017 17:47   Redator(a): Joice Lima

Farmácia Municipal tem remédio para doença transmitida por gato

Paciente deve retirar formulário de liberação no CCZ para acessar gratuitamente medicamento que trata a esporotricose

A Secretaria de Saúde (SMS) inicia a liberação do antifúngico Itraconazol para o tratamento da esporotricose, doença transmitida às pessoas especialmente pelo gato doméstico através do arranhão ou da mordida. Para a retirada do medicamento, o paciente deverá levar ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) o receituário médico com o diagnóstico da doença e documento de identidade. Com a formulário de liberação, poderá retirar o antifúgico na Farmácia Municipal.

O CCZ tem registro, desde 2013, de mais de 300 casos em gatos e mais de 60 casos em humanos. O maior número de casos ocorreu nos bairros Fragata e Areal, entretanto, a esporotricose já foi identificada em várias regiões da área urbana e rural do município.

Nos gatos, a doença se caracteriza pela presença de feridas ulceradas e sanguinolentas na pele que não cicatrizam, semelhantes às causadas por brigas. Nas pessoas, a doença se desenvolve cerca de 15 dias após ter ocorrido o arranhão ou a mordida do gato e se caracteriza por feridas avermelhadas dolorosas que podem se disseminar e causar pequenos caroços ao longo da cadeia linfática.

Todo caso suspeito ou confirmado de esporotricose animal ou humana deve ser comunicado ao CCZ, responsável pela vigilância e controle da doença. O Centro realiza vistoria zoossanitária, diagnóstico laboratorial, orientação e acompanhamento dos casos nos animais e faz o encaminhamento do paciente para atendimento médico especializado e exame laboratorial.

O CCZ fica na rua Lobo da Costa, 1.764, sala 108. A retirada do formulário pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3284.7731 e 3284.7768.