15 Jul 2017 18:31   Redator(a): Camila Faraco

Experiências da SMS são premiadas em Brasília

Projetos ganharam destaque durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A Secretaria de Saúde (SMS) foi premiada em Brasília com dois projetos apresentados nesta semana durante a 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS no XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. "Mão de Obra Prisional no Sus - uma alternativa viável?", de Leandro Thurow, foi classificada como a melhor experiência na temática Administração Pública e Judicialização da Saúde no Município, e "E-mais Educação Permanente - monitoramento e avaliação de iniciativas em saúde", de Letycia Gonçalves, como a melhor experiência do Rio Grande do Sul com o prêmio de indicação de documentário do Projeto Webdocs Brasil Aqui tem SUS.

O Mão de Obra Prisional no SUS é um projeto em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) e o Presídio Regional de Pelotas (PRP) que já reformou 15 prédios da SMS, sendo 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O próximo a ser inaugurado com os serviços dos apenados do regime semiaberto é o do CartãoSUS e Transportes. "Vivíamos uma crise na manutenção dos mais de 60 prédios da secretaria. Precisávamos ser criativos e arranjar alternativas", conta Thurow. "Além de economizar 50% da obra, a iniciativa se tornou um marco da inclusão e integração. A sociedade precisa entender que é preciso investir na ressocialização do preso, que voltará em breve ao convívio social", ressalta a secretária de Saúde, Ana Costa.

Além da SMS, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) também se utiliza da Mão de Obra Prisional na limpeza de vias e na elaboração de ecolixeiras, criadas a partir de pneus usados e que fazem parte da campanha Seja Doce com Pelotas.

Em Brasília, o projeto concorreu com 5.570 municípios brasileiros e foi apresentado pela servidora Tatiana Costa. O Mão de Obra Prisional também foi reconhecido nacionalmente em 2015, quando recebeu o prêmio InovaSUS como a 4ª Melhor Experiência Nacional de Saúde implementada na Gestão do Trabalho no SUS. Esse e o último certificado são reconhecidos pela Organização Pan Americana de Saúde.

Já a experiência E-mais Educação Permanente é sobre a orientação com os cirurgiões dentistas da Secretaria, tradicionais e das equipes de Saúde Bucal. Através de 46 oficinas entre 2014 e 2016, o projeto permitiu que os profissionais elencassem problemas, objetivos, metas e indicadores de suas atividades. O resultado foi o maior envolvimento e responsabilidade da equipe, pois os servidores incorporaram o processo de avaliação nas suas rotinas. O prêmio será a gravação de um documentário sobre a próxima etapa da experiência, que constitui em um levantamento epidemiológico sobre as condições de saúde bucal dos usuários.