17 Jul 2017 12:37   Redator(a): Tânia Magalhães

SDR recolhe 17 mil embalagens de agrotóxicos neste semestre

Próxima entrega pelos agricultores será no dia 12 de dezembro

Duzentos e vinte produtores rurais entregaram embalagens vazias de agrotóxicos nas administrações distritais do Cerrito Alegre, Py Crespo, Triunfo, Cascata, Santa Silvana, Quilombo, Rincão da Cruz e Monte Bonito, e no estabelecimento de Flávio Sacramento, em resposta ao chamamento semestral da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O secretário Jair Seidel destaca que manter o meio ambiente livre da contaminação ocasionada pelas embalagens de agrotóxicos é responsabilidade de todos - Poder Público e produtores. “O grande número de embalagens recolhidas demonstra que esta é uma medida viável quando se faz um trabalho sério de conscientização dos agricultores”, analisou.

O recolhimento foi de 17.774 embalagens (no ano passado, foram 10.106), entre flexíveis, frascos de 250 e 500 ml e de um litro, além de galões de 5, 10 e de 20 litros. O material entregue passou por processo de tríplice lavagem a campo, conforme a norma 13968 da ABNT.

O recolhimento foi realizado pela SDR em parceria com a Central Regional de Recolhimento de Embalagens, localizada no Capão do Leão. O material será encaminhado para São Paulo.

A entrega das embalagens de agrotóxicos pelos agricultores é feita duas vezes por ano – em julho e em dezembro. No ano passado, 123 produtores disponibilizaram o material e, neste ano, 220. O próximo recolhimento está marcado para o dia 12 de dezembro.