17 Jul 2017 13:27   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

Conferência define propostas para a Assistência Social

A plenária da Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na sexta-feira (14) no Auditório da UCPel, avaliou 20 propostas de deliberação para políticas a serem implementadas com a seguinte distribuição: pelo Município, dez propostas, Estado, seis e União, quatro. O encontro contou com a participação de 288 pessoas, sendo 98 usuários da politica de assistência social.

Entre as propostas que foram aprovadas, está a que garante um percentual mínimo de 10% para a política de Assistência social (deliberado para as três instâncias de governo); plano de capacitação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); atendimento aos povos tradicionais (índios, quilombolas, pescadores); articulação entre as políticas setoriais e intersetoriais; e ampliação na cobertura da proteção social.

A plenária também elegeu os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro na PUC em Porto Alegre. Os delegados são os seguintes: representantes do Governo - titular Jaime Starke (SAS) e suplente Raquel Nebel Moraes (SAS); representantes da sociedade civil (instituições/entidades) - titular Lucimara Wailla (Associação Dona Conceição e Associação Amar) e suplente Gisele Nunes (Escola Louis Braille).

Os representantes dos trabalhadores dos SUAS eleitos são: titular Andreia Iriart (CREAS) e suplente Glória Dravanz (CRAS); dos usuários da política de assistência social: titular Nilo Dias (Quilombolas) e suplente Francisco Ciciliano (Idosos do CRAS São Gonçalo).