Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

17 Jul 2017 18:29   Redator(a): Andressa Barbosa

Protótipo para substituir carroças pode ser testado na Smed

Veículo de tração humana foi apresentado nesta segunda-feira e pode ser experimentado pela categoria enquanto passa por avaliação técnica

A- A A+

      Carroceiros e charreteiros podem testar até o dia 28 de julho o primeiro protótipo em avaliação para substituir os veículos de tração animal em Pelotas durante Feira realizada no estacionamento da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). A empresa Bioquim Ambiental apresentou nesta segunda-feira (17) um modelo de tração humana com auxílio elétrico produzido com recursos da Biri Refrigerantes e que será analisado por uma comissão da Prefeitura.

      A medida integra o cumprimento de exigência do Executivo que tem até 2020 para se adaptar à lei 6321, de 14 de janeiro de 2016, que determina a troca dos veículos de tração animal em até quatro anos. Evitar os maus-tratos aos cavalos e otimizar o trânsito estão entre os motivos para a oficialização da mudança para veículos de baixa manutenção, fácil estacionamento e ampla circulação.

    A Bioquim se habilitou ao processo via edital elaborado coletivamente pelas secretarias de Transporte e Trânsito (STT), Qualidade Ambiental (SQA), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Sanep, com o apoio do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa).

O protótipo da Bioquim/Biri suporta até 450 quilos e com o tempo de recarga de quatro a 12 horas, sua autonomia alcança entre 50 e 70 quilômetros. O protótipo possui marcha ré e atinge velocidade máxima de 20 quilômetros por hora. A inclusão de sinalização e faróis de LED estão entre as prioridades das adaptações que devem ser viabilizadas. Cogita-se também um abatimento no custo original se produzidas em maior quantidade. “Acreditamos que seja possível reduzir seu custo e deixá-lo a R$ 15 mil”, afirmou o proprietário da Bioquim, Fábio de Castro.

      A Comissão verificará se o veículo cumpre as especificações técnicas exigidas no edital e continuará o debate sobre as condições de implantação caso aprove a unidade. Paralelamente, se buscará o apoio da iniciativa privada que deve ser a fonte de recursos do projeto. A contrapartida da Prefeitura será a disponibilidade de um espaço para propaganda no compartimento de carga, que poderá ser utilizado pelos empresários que financiarem a proposta.

    A prefeita Paula Mascarenhas falou sobre importância em atender a lei que determina a substituição das carroças e charretes com soluções que beneficiem a todos. “Se de um lado temos a preocupação legítima com o cuidado com os animais, de outro, temos famílias que sobrevivem graças a esse trabalho e têm o cavalo e a carroça como meio de transporte e instrumento de trabalho”.

      Os catadores que recolhem material reciclável cadastrados em cooperativas, onde não há coleta seletiva, são os que poderão utilizar os veículos. A expectativa é substituir primeiro as carroças no perímetro central. “Precisamos construir coletivamente uma saída, uma solução que leve em conta e pese com sensibilidade tudo que está envolvido”

O protótipo pode ser conferido de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, sem fechar ao meio-dia, no pátio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na Praça Vinte de Setembro, 366.

      O vice-prefeito Idemar Barz, os secretários Flávio Al Alam (STT), Artur Corrêa (Smed), Paulo Morales (Seplag), os assessores especiais Fábio Machado e Abel Dourado e o presidente do Comupa, Henrique Fetter também acompanharam a apresentação. O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana (PSDB) e os vereadores Ademar Ornel (DEM), Ivan Duarte (PT), Cristina Oliveira (PDT) e Salvador Ribeiro (PMDB) também estiveram presentes.

Confira os integrantes da Comissão Avaliadora

Assessor especial, Fábio Machado; chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Pla; secretário da STT Flávio Al Alam; presidente do Comupa, Henrique Fetter; o presidente do Sindilojas, Gilmar Bazanela; os representantes da Associação dos Charreteiros e Carroceiros de Pelotas, Luís Antônio de Lima Silveira; e Vilmar Silveira da Rocha. O grupo será fechado com um vereador que a Câmara deve nomear nos próximos dias.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel