Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

05 Ago 2017 20:55   Redator(a): Andressa Barbosa

O Bairro da Gente movimenta a Colônia

Edição inédita do projeto itinerante levou serviços ao Bachini, no 7º Distrito

A- A A+

         A comunidade da zona rural viveu um momento histórico neste sábado (5) quando O Bairro da Gente foi realizado pela primeira vez na Colônia de Pelotas. A quarta edição do projeto itinerante do governo da prefeita Paula Mascarenhas levou uma série de serviços e uma audiência pública à praça da Administração Distrital do Bachini, no Quilombo, 7º Distrito.

A programação começou pela manhã quando a população teve acesso à informações e também a oportunidades de esporte e lazer. A animação do aulão de zumba do Vida Ativa agitou o dia em dois momentos diferentes para mostrar a importância da prática de exercícios físicos.

       O Projeto Zoando na Escola, da SMS, usou o lúdico para alertar crianças e adultos sobre os cuidados com a higiene para evitar a leptospirose. O Núcleo de Educação Ambiental do Sanep (Neas) também esteve entre os colaboradores focados na conscientização.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) levou conhecimento com a escolinha de trânsito e oportunizou a confecção do cartão do idoso e de pessoas com deficiência para estacionamento em vagas especiais.

       Quem aproveitou foi a moradora do Monte Bonito Ana Girlei Lemos, 65, que via na distância até a cidade uma dificuldade para solicitar o benefício. “Achei excelente poder fazer isso aqui, para mim é uma economia não precisar ir no Centro”, falou.

       A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) ofereceu informações sobre cadastro do Incra, Cadastro Ambiental Rural (CAR), inscrições no programa Troca-Troca de Sementes de Milho, acolhimento de demandas de pontos de luz e orientações sobre agroindústria, apicultura, avicultura colonial e piscicultura.

       No local foi possível também a atualização e consulta do Cadastro Único e Bolsa Família, informações e cadastro no programa Família Acolhedora, e receber a doação de agasalhos ou levar artigos para colaborar na campanha da A Secretaria de Assistência Social (SAS).

       A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu a confecção do Cartão SUS, escovação supervisionada para que as crianças aprendam a cuidar dos dentes com o Projeto Sorrindo na Escola. O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) levou informações e a Vigilância Sanitária orientou sobre cuidados com a saúde, controle de mosquitos e consumo de alimentos.

       A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) proporcionou pinturas no rosto das crianças, Biblioteca em movimento, desenhos para pintar e brinquedos infláveis.

       A EMEF Nestor Elizeu Crochemore chamou a atenção com uma mostra de 13 dos 16 projetos do educandário rural e evidenciou a integração da escola com a comunidade.

       A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) levou informações sobre o microcrédito para pequenos e microempreendedores. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), em parceria com a ONG Ceadi – Planeta Vivo, trocou lixo eletrônico por mudas de árvores nativas.

       Vitrine

O Bairro da Gente promoveu também o fomento da economia local com a comercialização de produtos coloniais. Artesanato, pães, cucas e a mais variada oferta de doces fizeram a quarta edição ter realmente a marca da comunidade em que se inseriu. “Estou começando agora um negócio próprio e pude mostrar o meu trabalho para a comunidade”, comemorou Bruna da Oliveira.

       A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) esclareceu a comunidade sobre programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida e sobre regularização fundiária.

       O Procon orientou sobre direitos e deveres do consumidor e registrou reclamações. A Emater também esteve presente com os serviços de extensionismo rural.

       O evento contou com o apoio da União Pelotense de Associações Comunitárias e Afins (Upacaf); Associação de Catadores de Pelotas, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) que oportunizou o encaminhamento de Carteira de Trabalhos, Ceadi – Planeta Vivo – Centro de Estudos e Pesquisas, a Escola de Cabeleireiro Edward que ofereceu cortes de cabelo. A programação teve também a participação das Óticas Diniz que realizaram testes de visão e a distribuição de Erva Mate Elacy e Refrigerantes Schin.

         O vice-prefeito Idemar Barz e o secretariado municipal também participaram do evento. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB) e os vereadores Valdomiro Lima (PRB), Daniel Trzeciak (PSDB), Éder Blank (PDT), Zilda Bürkle (PSB) e Reinaldo “Belezinha” (PTB).

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel