07 Ago 2017 19:57   Redator(a): Joice Lima

Mão de Obra Prisional revitaliza prédio do Cartão SUS

Prefeita fez a entrega oficial do espaço que também abriga as solicitações de transporte

Na tarde desta segunda-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega oficial das melhorias realizadas no prédio que abriga o Cartão SUS e o Departamento de Acolhimento ao Usuário (DAU) Transportes, viabilizadas pelo projeto Mão de Obra Prisional no SUS. “Um ambiente de trabalho qualificado faz toda a diferença, tanto para os servidores quanto para os usuários”, destacou a prefeita, durante cerimônia realizada no local.

Paula disse que esse é um projeto que só traz benefícios, porque dá uma segunda chance aos detentos em regime semiaberto, que estão prestes a se reinserir na sociedade, e o resultado desse trabalho tem melhorado a vida dos usuários dos serviços de saúde de Pelotas.

A chefe do Executivo agradeceu à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), pelo convênio que já revitalizou 16 prédios da Secretaria de Saúde (SMS), além de outras atividades vinculadas à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI). “A Susepe é uma grande parceira do Município e espero contar com vocês no Pacto Pelotas pela Paz”, disse a prefeita a Amilton Martins, representante da Susepe no ato, com referência ao Plano Municipal de Segurança Pública que deve envolver instituições e população em geral em uma série de ações com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em Pelotas. Um seminário para a primeira apresentação do Pacto será realizado no dia 11 de agosto, a partir das 8h30min, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

A secretária de Saúde, Ana Costa, recordou que de janeiro a junho foram confeccionados mais de 8.700 Cartões SUS, uma média de 200 ao dia, e organizado o transporte de 1.500 pacientes ao mês, seja para consultas ou cirurgias, dentro e fora de Pelotas, e remoção de pacientes a sessões de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e fisioterapia.

Melhorias no prédio

Localizado na rua Lobo da Costa, 1.801, o prédio em que funcionam os serviços de confecção do Cartão SUS e a solicitação de transporte de pacientes recebeu pintura geral e identificação, interna e externa, mais bancos para conforto dos usuários e reparos no piso em parquê. “É a primeira vez que o prédio fica adequadamente identificado. Agora será muito mais fácil para os usuários encontrarem o local”, ponderou a chefe dos departamentos do cartão SUS e do DAU Transportes, Ana Carolina Barão.