08 Ago 2017 12:34   Redator(a): Tânia Magalhães

PPA passa por discussão no plenário da Câmara

O Plano Plurianual de Pelotas (PPA) 2018/2021, que tramita na Câmara de Vereadores desde o dia 31 de julho, passou por discussão no plenário, de onde foi direcionado para as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento e Finanças (COF) nesta terça-feira (8). A partir de agora, o documento poderá receber emendas.

Cada comissão nomeará um vereador relator para emitir parecer sobre o Plano que contém as diretrizes das ações do Executivo para os próximos quatro anos. O PPA 2018/2021 foi construído de forma compartilhada e formaliza o Plano de Governo Paula Mascarenhas.

Depois de emitidos, os pareceres técnicos das relatorias das comissões da Câmara são discutidos em plenário para aprovação. O passo seguinte é a votação do mérito e, por último, a da redação final.

Participação popular

O PPA 2018/2021 foi elaborado com participação popular. Durante cerca de dois meses, a população contou com a possibilidade de votar nas prioridades e deixar sugestões, via internet, através do Compartilha Pelotas – canal criado no site da Prefeitura, que trazia as três diretrizes do Plano e os respectivos programas. Também foi realizada audiência pública, na 3ª edição do projeto O Bairro da Gente, no loteamento Ambrósio Perret.

As diretrizes do PPA são Ação Social, Economia e Sustentabilidade, e Gestão e Finanças. O Plano que tramita no Poder Legislativo é, também, resultado do trabalho de equipes de todas as secretarias e já obteve aprovação dos conselhos municipais da Saúde, Educação e Assistência Social.