09 Ago 2017 13:09   Redator(a): Tânia Magalhães

Nova iluminação da praça Aratiba está instalada

Luminárias em postes metálicos substituem o sistema antigo

A instalação do novo sistema de iluminação pública ornamental na praça Aratiba, Balneário dos Prazeres, está pronta e a conexão na rede está prevista para esta semana. Trinta e seis postes com estrutura metálica, de dois tamanhos, substituem os antigos de madeira.

A nova iluminação ornamental da praça está dividida em 29 postes de cinco metros de altura, com duas pétalas com luminárias, e outros sete, de nove metros, com pétalas de três luminárias. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) enviou ofício ao Departamento de Iluminação Pública (DIP) solicitando a conexão do sistema à rede, informa o gerente do projeto, engenheiro eletricista Rogério Freitas.

Para a moradora Sônia Nino, a nova iluminação vem em boa hora. “Trabalho numa lancheria, no bairro Fragata e desço do ônibus na parada da praça Aratiba durante a madrugada. Com o lugar claro, consigo ver se há alguém e me proteger. As pessoas se beneficiam com mais segurança”, afirma e ainda acrescenta que o sistema também traz mais tranquilidade às famílias que frequentam o local. “Agora, será possível ficar até mais tarde”.

Luiza Braga, que reside no Balneário dos Prazeres há sete anos, diz que valeu a pena o investimento, pois pode levar seus netos à praça à noite, sem tantos riscos. A iluminação antiga não dava conta de promover a claridade necessária à segurança.

Outra moradora que aprova a iluminação ornamental é Fabiane Gonzales. “A mudança é bem-vinda. Podemos aproveitar mais esse espaço”, salienta. A praça Aratiba conta com campo, academia ao ar livre, brinquedos para as crianças e quadra poliesportiva.

Apelo

Tanto Sônia, como Luiza e Fabiane manifestaram inconformidade com a falta de colaboração da comunidade quanto à conservação das melhorias implantadas pelo Poder Público.

Para elas, é preciso que os próprios moradores tenham mais interesse e ajudem a cuidar. “É preciso evitar o vandalismo; estimular a própria população a conservar os investimentos”, frisaram, direcionando um apelo principalmente àqueles que frequentam a praça e se beneficiam com as melhorias.