09 Ago 2017 13:27   Redator(a): Tânia Magalhães

Topografia marca redes de drenagem na av. Espírito Santo

A topografia para marcação das redes de drenagem na avenida Espírito Santo, no Laranjal, foi concluída nesta quarta-feira (9). A escavadeira para escavação do sistema se encontra naquela via e, se o tempo se mantiver estável, os trabalhos devem começar na quinta (10).

A requalificação da avenida Espírito Santo, entre Joaquim Augusto Assumpção e Rio Grande do Sul, envolve o investimento de R$ 4,3 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para pavimentação das duas pistas com blocos intertravados de concreto, drenagem pluvial, acessibilidade, meios-fios e paradas de ônibus padronizadas.

O comerciante Marcelo Pradieê, estabelecido há 12 anos naquela via, comenta que a obra, quando pronta, vai promover outra realidade para o Laranjal. “O trânsito não vai se restringir à praia. O pessoal procurará esta avenida, que estará sem alagamentos, sem poeira, sem buracos e sem barro. Certos dias, não dá para entrar no estabelecimento, por causa dos alagamentos”, afirmou, confiante na mudança.

Dona Gládis Terezinha Novac dos Santos tem 70 anos e, desde os 12, mora na avenida Espírito Santo. “Vou me encarregar de conscientizar os demais moradores, quando a obra estiver pronta, de cuidar da manutenção de tudo, principalmente da limpeza, para que se crie o hábito de preservar o embelezamento do local e o reconhecimento pelas melhorias que estamos recebendo”, afirmou.

O canal da Espírito Santo é responsável pela drenagem de parte do Laranjal e direciona as águas até o da rua Vinte e Nove. Para otimizar a vazão, a tubulação das travessias será substituída.