09 Ago 2017 19:50   Redator(a): Angélica Mengue 18373

Paula apresenta o Pacto Pelotas pela Paz ao secretariado

Projeto será apresentado nesta sexta-feira durante seminário no IFSul

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu, nesta quarta-feira (9), sua equipe de secretários municipais para apresentar o Pacto Pelotas pela Paz, que será discutido durante seminário nesta sexta-feira (11), às 8h30, no auditório do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul).

Os consultores do Pacto, Alberto Kopittke e Tâmara Biolo Soares, apresentaram o tema e reforçaram a importância da integração das secretarias para atuarem em uma política de prevenção à violência unificada. “Quero que o assunto seja de amplo conhecimento do secretariado devido à importância do tema. Vamos atingir outro patamar civilizatório se nos comprometermos com todo o processo”, afirmou a prefeita na reunião.

O Pacto, que transformará a segurança pública na cidade, será dividido em cinco eixos com atividades integradas, metas definidas e acompanhamento da eficiência de resultados: Policiamento e Justiça, Prevenção Social, Fiscalização Administrativa, Urbanismo e Tecnologia.

Serão analisados no seminário desta sexta-feira os detalhes do projeto, que une forças policiais estaduais - Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Bombeiros, e federais - Exército, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), além de instituições de ensino, empresários e diversas lideranças da região. A entrada para o evento é gratuita.

As discussões do Pacto começaram em janeiro e contam com um diagnóstico preciso da situação do Município. A consultoria técnica da Comunitas e do Instituto Cidade Segura mapeou as principais carências locais e trouxe exemplos de políticas públicas desenvolvidas em outras cidades que tiveram sucesso em reduzir homicídios, assaltos e roubos.