10 Ago 2017 22:47   Redator(a): Camila Faraco

Sagres e CMPC apresentam resultados do primeiro semestre

Operações no Porto de Pelotas geram 880 empregos e injetam R$ 4 milhões mensais na economia local

A Sagres e a CMPC Celulose Rio-grandense apresentaram o balanço do primeiro semestre da operação no Porto de Pelotas, na noite desta quinta-feira (10), no auditório do Instituto João Simões Lopes Neto. A prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, prestigiaram o evento.

O Terminal de Toras atingiu a marca de 191 barcaças carregadas. Com o transporte de carga por água, foram 20 mil caminhões a menos na BR-116. Até junho deste ano, foram gerados 880 empregos e injetados R$ 4 milhões mensais na economia local. Nenhum acidente de trabalho foi registrado.

O início das operações impactou diretamente a região do Porto, como o asfaltamento da rua Conde de Porto Alegre, e a construção de praça com brinquedos e o restauro da quadra de areia no Quadrado.

Um dos projetos da linha de frente da Sagres é o Porto das Artes, que apoia trabalhos consolidados como Grupo Tholl, CCMar e Sofá na Rua, e proporciona novos como as oficinas do Hip Hop em Movimento e a Associação Helio de Angola. Além disso, atua diretamente nas escolas municipais do Porto com atividades culturais e doação de material.

O próximo passo é a instalação da Polícia Militar Ambiental (Patram) na orla pontuária, trazendo mais segurança à comunidade e fiscalização efetiva ao Canal São Gonçalo.

"Essa transformação que vemos no Porto é fruto de empresas que olharam a todos ao redor e trabalharam de forma coletiva. Isso é um pequeno modelo do que eu desejo para a cidade inteira, com uma cultura da paz efetiva", disse a prefeita, ao convidar a todos para o Seminário do Pelotas Pacto pela Paz para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública.