Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Notícias

11 Ago 2017 09:26   Redator(a): Salvador Tadeo 7353

Rede promove Seminário sobre desafios socioeducativos

A- A A+

Pelotas sediará o Seminário \"Educação, Profissionalização e Cidadania: os desafios da socioeducação\", no dia 18 deste mês no auditório da Universidade Católica. Será a primeira edição do evento, que é resultado do incentivo da Promotoria da Infância e Juventude em discussões no Grupo Intersetorial da Rede Socioeducação, composta pela Secretaria de Assistência Social (SAS), Ministério Público (MP), Centro de Atendimento Socioeducativo (Case/Fase), Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) e Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente e a Criança (Casemi).

          O seminário é destinado a profissionais, estudantes e comunidade interessada no tema. O credenciamento será no local e o encontro tem por objetivo a apresentação dos serviços que executam as medidas socioeducativas em meio aberto, meio fechado e semiliberdade. Também serão discutidas as oportunidades e perspectivas para adolescentes em conflito com a lei, especialmente no que se refere à educação, profissionalização e cidadania, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), contribuindo para a prevenção da reincidência infracional e da violência.

          Confira a programação:

          Às 8h30min, credenciamento e, às 9h, abertura, com composição da mesa de autoridades e apresentação cultural - atividade desenvolvida com os adolescentes internos do Case Pelotas, através de parceria com a Secretaria de Cultura e a Associação do Hip Hop de Pelotas.

          A programação prossegue às 10h, com palestra de Sílvia Helena da Silva Chaigar, do Sinase, especialista em Serviço Social da Família, pós-graduanda em Políticas Públicas e Socioeducação, e facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz. Às 11h, Socioeducação em Cena, com Edio Ranieri da Silva, doutor em Psicologia Social e Institucional. Ao meio-dia, haverá intervalo para almoço.

O Seminário será reaberto às 14h, com palestra sobre Medida Socioeducativa em meio aberto, com Aline Crochemore Hillal de Maicá, especialista em atenção psicossocial no âmbito do SUS. Às 15h, sobre Medida Socioeducativa de semiliberdade, com Júlia Garcia Nogueira, especialista em Direito da Criança e do Adolescente e facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz.

          Após o intervalo previsto para as 16h, o tema abordado será Medida Socioeducativa de internação, com Fabiana Rosa Soares, especialista em Saúde da Família, em Educação Inclusiva e facilitadora em círculos de Justiça Restaurativa e de construção de paz, e Margarida Silveira, especialista em Direito Civil e Processual Civil. O encerramento será às 17h30min.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel