11 Ago 2017 16:50   Redator(a): Camila Faraco

Grupos de trabalho debatem a implantação do Pacto

Após o seminário de lançamento do Pacto Pelotas Pela Paz, na manhã desta sexta-feira (11) no IFSul, grupos de trabalho foram formados durante à tarde para discutir a implantação do Plano Municipal de Segurança Pública. Representantes do Executivo, Legislativo, forças policiais, Judiciário e sociedade em geral formaram rodas de conversa temáticas em salas do instituto.

A consultora Tâmara Soares reuniu profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura para tratar dos projetos de prevenção como Escola da Paz e Cada Jovem Conta, que começarão inicialmente no bairro Areal (o chamado Território 1), com ações em nove escolas. “O grupo desta área foi priorizado por estar em situação de vulnerabilidade social. Após esse primeiro passo, a iniciativa será implantada no resto da cidade”, explicou.

O sociólogo e jornalista Marcos Rolim tratou sobre a Redução de Vitimização Precoce com servidores da Prefeitura, Judiciário e Ministério Público. “Nenhum lugar terá tanta chance de uma cultura da paz dar certo quanto em Pelotas, com a construção coletiva do Pacto Pela Paz. Todas as cidades do mundo que reduziram índices de violência criaram planos que envolveram as pessoas”, analisou. Rolim também ressaltou a importância de investir na ressocialização dos ex-apenados. “Sai mais barato reintegrar um jovem ao mercado de trabalho do que o manter na Fase ao custo de R$ 20 mil por mês do dinheiro do contribuinte”.

O grupo coordenado pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, e pelo consultor Alberto Kopittke discutiu a formação do Código de Convivência, com a coleta de informações e sugestões de policiais e da sociedade. O taxista Marcos Teixeira, que faz parte da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas, contou seu relato como vítima da insegurança. “Em um curto intervalo de tempo, fui atropelado na avenida Fernando Osório por um motorista em alta velocidade e quase fui vítima de assalto. Tentaram levar minha cadeira de rodas, mas populares me ajudaram. Precisamos de paz”.

O resultado do seminário será organizado em documentos que servirão de base para o próximo encontro do Pacto, a ser marcado ainda este ano.