05 Set 2017 20:50   Redator(a): Andressa Barbosa

Paula debate o Pacto Pelotas Pela Paz com empresários

A prefeita Paula Mascarenhas dialogou com empresários nesta terça-feira (5) sobre o Pacto Pelotas Pela Paz. O evento organizado conjuntamente com a Aliança Pelotas reuniu integrantes de diversas áreas do setor produtivo no auditório do Pelotas Parque Tecnológico para tratar da implantação das estratégias em busca de uma cidade mais segura.

A abertura de oportunidades de trabalho para ex-presidiários desponta como uma das principais colaborações que o poder privado pode ajudar. "Precisamos mudar de patamar civilizatório e vocês têm muito a contribuir", afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, ao estimular a iniciativa privada a se apropriar do Pacto, criar e oferecer formas de colaborar com vagas de emprego ou outras alternativas.

A chefe do Executivo falou que quase 30% da população tem medo de sair na rua à noite. O dado divulgado em uma pesquisa de vitimização feita pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) aponta a amplitude da segurança pública e sua capacidade para atingir todos os segmentos.

A proposta é conseguir ampliar a rede formada pelo poder público, Legislativo, Judiciário, forças policiais e a sociedade no movimento para reduzir os índices de homicídios, assaltos, roubos, furtos e vulnerabilidade juvenil. "Vocês vão garantir a perenidade desse Plano de Segurança", completou.

Entre os empresários que participaram do encontro, representantes de diversas entidades como Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Sinduscon, Cipel, Secovi Zona Sul, Sindilojas e Sebrae também estiveram presentes. O evento contou com o vice-prefeito Idemar Barz, o secretariado municipal e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana (PSDB) e o líder do governo no Legislativo, Fabrício Tavares (PSD).