06 Set 2017 12:05   Redator(a): Tânia Magalhães

Consema quer reduzir evasão do campo

A fixação do homem ao campo, principalmente os jovens, foi o tema que se sobressaiu no 1º Seminário Rural do Conselho dos Secretários Municipais da Agricultura (Consema) realizado em conjunto com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com a Emater-RS e com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), nesta semana em Porto Alegre.

Cerca de 300 participantes, entre secretários, técnicos da Emater-RS, representantes da Fetag e jovens rurais ocuparam o auditório Dante Barone, na capital do Estado, para debater sobre estratégias e planejamento de conscientização de moradores da zona rural sobre a importância da permanência no campo.

O presidente do Consema, secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) de Pelotas, Jair Seidel, informa que o próximo passo é a descentralização do debate. \"Os integrantes do Conselho têm o objetivo de formatar políticas públicas capazes de reverter o processo de evasão do campo\". Entre as estratégias, estão tecnologias, maquinário, valorização da produção, estímulo a novas agroindústrias, melhorias à comercialização, investimentos em infraestrutura, aproveitamento de potencialidades naturais e demais ações que revertam em emprego e renda no próprio meio.