06 Set 2017 15:58   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Regularização da Balsa chega à Estrada do Engenho

Mais uma etapa da regularização da área da Balsa está em fase de conclusão, inclusive com uma ampliação. A poligonal (área total do loteamento) já está no 1º Registro de Imóveis para aprovação. Nesta quarta-feira (6) foi concluída a entrega dos termos de concordância e medição dos terrenos, incluindo o lado ímpar dos lotes da Estrada do Engenho, entre as ruas Tiradentes e Paulo Guillayn.

A ampliação da área – não prevista no projeto inicial – foi definida pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), já que os lotes faziam parte da mesma matrícula do restante da Balsa. O próximo passo será o projeto completo do loteamento, com desenho da poligonal, quadras, ruas e lotes que será encaminhado para aprovação das secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Qualidade Ambiental (SQA) e, após, para o Registro de Imóveis.

A regularização do loteamento foi anunciada pela prefeita Paula Mascarenhas em junho, já que a empresa contratada para o trabalho desistiu. A expectativa é que seja concluída, pela equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) até março de 2018.

A Balsa é o loteamento mais antigo de Pelotas, formado ainda na época das charqueadas, por volta do fim do século XIX, início do XX.