06 Set 2017 18:04   Redator(a): Camila Faraco

Nova gestão do Concult toma posse

O Conselho Municipal de Cultura (Concult) para o biênio 2017/2018 foi empossado na tarde desta quarta-feira (6), em cerimônia no Casarão 6. Os doze novos integrantes têm a missão de garantir a fiscalização e o acesso democrático às decisões e ferramentas culturais.

A prefeita Paula Mascarenhas destacou a responsabilidade do Conselho no setor cultural e papel importante na definição de políticas públicas. "A cultura é uma das maiores formas de inclusão social e realização humana", afirmou. Paula elencou as realizações do Governo na área, como os editais Procultura, Intercâmbio Cultural e Sete ao Entardecer, e também as estratégias que serão adotadas no Pacto Pelotas pela Paz. "Junto à Educação e Desporto, Assistência Social e Saúde, a Cultura tem papel fundamental em ações preventivas, em dar oportunidades aos jovens de periferia e evitar que caiam na criminalidade", explicou.

A Secult atua com atividades descentralizadas nos bairros e projetos dentro da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), como a oficina de Hip-Hop aos jovens internos. "A gente acredita no diálogo, na produção de conhecimento, e muito se faz através de conselhos e associações”, disse o secretário Giorgio Ronna.

O Conselho é formado por oito representantes da sociedade civil, que passaram por processo eleitoral, e outros quatro indicados pela Prefeitura e Câmara Municipal de Pelotas. À frente do Concult segue a atual presidente, Daniela Brizolara, até que seja eleito o novo líder.

Participaram da posse o vice-prefeito Idemar Barz; a secretária de Governo, Clotilde Victória; o secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez; o diretor-presidente do Prevpel, Edmar Kröning; o assessor especial Sadi Sapper, o vereador Daniel Trzeciak (PSDB) e demais autoridades.

Conselheiros da nova gestão:

Artes Cênicas: Andressa Bittencourt

Artes Visuais: Cláudia Paranhos