07 Set 2017 14:00   Redator(a): Rafaél de Lima

Prefeita e Vice-Prefeito participam do Desfile cívico-militar

Tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil reuniu grande público na avenida Bento Gonçalves em Pelotas.

Os desfiles militares e civis comemorativos ao 195° aniversário da Independência do Brasil ocorreram na manhã de hoje (7), em frente ao Altar da Pátria. O ato teve início por volta das 10h, com a passagem em revista da tropa realizado pelo comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIMtz), general Carlos Alberto Dahmer, e pela prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas. O evento foi prestigiado por milhares de pessoas que lotaram as calçadas e o canteiro central da avenida Bento Gonçalves, desconsiderando os períodos de instabilidade do tempo.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e o vice-prefeito, Idemar Barz, acompanharam o desfile no palanque oficial montado na avenida, ao lado do general Dahmer, do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Vianna, e do diretor do Foro da Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral. No seu pronunciamento, Paula lembrou uma citação do escritor, poeta e pensador russo Leon Tolstói: “Queres conhecer o mundo, conheça a tua aldeia. Queres fazer pelo mundo, faça pela tua aldeia”, afirmando o compromisso que cada cidadão deve ter em melhorar o ambiente ao seu redor. “Vivemos em um momento difícil no Brasil, onde mais do que nunca o país precisa dos brasileiros honestos e de bom coração”. A prefeita destacou o quanto são importantes a dedicação e o trabalho dos cidadãos para construir uma nação justa socialmente, sustentável ambientalmente e desenvolvida economicamente.

A programação foi oficialmente aberta pela banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, seguida pelas tropas do Exército que conduziram pavilhões dos símbolos pátrios e apresentaram bandeiras desde a época do Brasil Colônia. Participou também o representante da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, tenente João Pereira da Silva. Forças que atuaram em missão no Haiti e os veteranos do 9° Batalhão de Infantaria Motorizada de Pelotas e da Policia do Exército deram sequência ao desfile, que teve a passagem das tropas da Marinha do Brasil e das companhias do 9° BIMtz, Posto Médico Guarnição de Pelotas, Tropas Operacionais e Pelotão de Operações Especiais (POE).

As entidades civis começaram a sua apresentação com o desfile do Colégio Militar Tiradentes e os Grupos de Escoteiros da cidade. Na sequência aconteceu o desfile motorizado, composto por veículos da Marinha, Exército, Policia Federal, Bombeiros e órgãos municipais de Saúde, Segurança e Trânsito. Encerrados os desfiles, os pavilhões foram arriados com a execução do Hino Nacional.

Uma centelha do Fogo Simbólico, foi entregue pelo presidente da Liga de Defesa Nacional Núcleo Pelotas, André Luiz Pereira, à representante da 26ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, para fundir-se à Chama Crioula.

Estiveram também presentes na cerimônia: o inspetor chefe da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, José Apodi Dourado; o comandante do 4ª Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Eduardo dos Santos Perachi; o chefe do Estado-Maior da 8ª BIMtz, coronel João José de Freitas Silva; o comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, capitão de fragata Luis Antonio Vidal Lisa; o ex-comandante do 8ª BIMtz, general de Brigada João Taceli Finamor Machado; o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Pablo Laco Madruga; o comandante do CRPO Sul, tenente coronel Carlos Alberto Prado de Andrade; o comandante da 3ª Cia Ambiental da Brigada Militar, capitão André Avelino; o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Pelotas, André Borges Pereira; a secretária de Governo Clotilde Victória e o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray.

Sobre o desfile

As representações militares, instituições civis, bandas e frotas de viaturas foram fortemente aplaudidas pelo público presente, que em bom número, não se importou com a previsão de chuva e assistiu ao desfile, demostrando seu respeito e amor pela Pátria.

A secretária de Saúde, Ana Costa destaca a participação do Samu, que pelo motivo da frota estar completa e exercendo atividade normalmente, puderam se fazer presente com os veículos de apoio e as ambulâncias de suporte, não comprometendo em momento algum a prestação de serviço à comunidade conforme determina o Ministério da Saúde.

O veterano do 9° BIMtz, Elson Benedito Souza de Souza, falou sobre a emoção de representar o Exército no desfile. “Depois de 27 anos poder vestir a farda novamente e representar a Pátria é muito gratificante, um dia como este vai ficar para sempre na memória”, declara Souza.

A aposentada Tereza Fernandes, de 72 anos, fez questão de comparecer. Ela revela que já assistiu a mais de 30 desfiles. "Gosto de vir e participar desse momento tão bonito. Esse desfile tem que despertar o povo patriota", afirma.