11 Set 2017 18:47   Redator(a): Camila Faraco

Empreendimento imobiliário é pioneiro em aderir ao Pacto

O Parque Residencial Domingos de Almeida, da Arcadia Urbanismo e Melnick Even Urbanizadora, é o primeiro empreendimento imobiliário a aderir ao Pacto Pelotas Pela Paz, iniciativa da Prefeitura que convida todos os setores da sociedade a estabelecerem uma cultura da paz e que completa um mês nesta segunda-feira (11). A prefeita Paula Mascarenhas assinou o contrato da parceria público-privada (PPP) junto ao presidente da Arcádia, Fábio Sclovsky, em seu gabinete, nesta tarde.

O empresário contou à chefe do Executivo que conheceu o Pacto através de uma pesquisa de mercado com a diretora do Instituto de Pesquisas e Opiniões (IPO), Elis Radmann – responsável pelo levantamento de criminalidade em Pelotas sobre o qual os eixos e estratégias do plano se baseiam. “Estamos acostumados a ver projetos para reduzir a insegurança, mas nunca com tanta consistência como esse. É a primeira iniciativa institucionalizada do grupo, e pretendemos levar o know-how em tecnologia para outros empreendimentos”. Sclovsky também elogiou a revitalização da avenida Domingos de Almeida (bairro Areal), a principal via de acesso ao condomínio que será construído na rua Comendador Rafael Mazza.

O Pacto propõe um conjunto de estratégias voltado à redução da criminalidade e da promoção da paz. No eixo tecnologia, a meta do município é aumentar de 36 para 100 câmeras de monitoramento nas ruas, em parceria com os empresários.

A prefeita sugeriu que a construtora utilize mão-de-obra de jovens pelotenses incorporados pelo Pacto, através do Cada Jovem Conta. O programa, que teve o primeiro comitê implantado nesta segunda, utiliza estratégias integradas para proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da violência. "Será um grande benefício para toda a sociedade, e impacta também o desenvolvimento econômico", afirmou Paula.

A Arcadia e Melnick Even irão adquirir duas câmeras 360° de última geração e implantar cabos de fibra ótica para a conexão da rede da Guarda Municipal às salas de videomonitoramento da Brigada Militar. Assim, a sala de operações da BM receberá as imagens em tempo real, ampliando o trabalho de segurança dos órgãos. "A informação que se compartilha hoje por telefone é muito diferente do que se pode ver nas câmeras. O acesso vai qualificar muito o nosso trabalho", analisou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eduardo dos Santos Perachi, durante visita do empresário no quartel.

Outra melhoria será o apoio à construção da sala de operações do centro de monitoramento da BM, com a instalação de três telas de videomonitoramento, e à reforma do refeitório da Brigada Militar, que também servirá para a realização de cursos de formação para novos soldados.

Participaram da assinatura do contrato o vice-prefeito Idemar Barz e os secretários de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, e de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales.

Empreendimento

O Parque Residencial Domingos de Almeida terá área total de 113 mil metros quadrados, 380 lotes de 175 m² cada, e estrutura completa com praça arborizada e quadra esportiva. A previsão de entrega é de 24 meses, com início das vendas ainda neste mês.