11 Set 2017 19:58   Redator(a): Andressa Barbosa

Anhanguera confirma apoio ao Pacto

Instituição de ensino assina parceria com a Prefeitura e oferece pacote de doações à segurança pública

A Faculdade Anhanguera oficializou nesta segunda-feira (11) sua adesão ao Pacto Pelotas Pela Paz, exatamente no dia em que o lançamento da mobilização completa um mês. A instituição está entre as primeiras do setor privado a investir no Plano Municipal de Segurança Pública com a doação de 80 computadores e 50 monitores para uso em projetos e ao oferecer um curso de formação de agentes para a criação da Guarda Ambiental. O pacote, que desponta como mais uma resposta ao apelo para a redução dos índices de criminalidade, inclui ainda a instalação de câmeras de vigilância no entorno da universidade, vinculadas ao Centro Integrado de Videomonitoramento da Guarda Municipal (Ciom).

A iniciativa contempla o quarto eixo do Plano Municipal de Segurança Pública, o de Tecnologia, e que prevê o uso dos recursos tecnológicos para prevenir o crime. No caso específico da aquisição das câmeras, a Anhanguera contribuirá diretamente com a estratégia Olho Vivo, na qual a proposta é aumentar de 36 para 100 câmeras na cidade e elevar a capacidade de monitoramento do Ciom com a parceria de empresários.

A prefeita Paula Mascarenhas considerou a ação como uma prova do engajamento da sociedade, que percebe a cada dia a importância de ajudar a construir uma cultura de paz no Município. “Isso é fundamental para o trabalho coletivo que temos pela frente. Que exemplos como este inspirem outros a fazerem o mesmo”, comemorou.

A diretora da Anhanguera em Pelotas, Betânia Braga Damati, disse ter se encantado com o Pacto desde sua apresentação às instituições de ensino e viu naquele momento a relevância de participar do movimento por uma cidade melhor. “Só vamos conseguir combater a violência se nos unirmos e esse é o exemplo que queremos dar aos nossos alunos, pois não formamos apenas profissionais, mas cidadãos”, afirmou a diretora, ao disponibilizar também salas de aula para capacitações de atividades do Pacto.

O vice-prefeito, Idemar Barz, e o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, também acompanharam a assinatura do contrato da parceria público-privada.

Empresários interessados em colaborar na área da segurança pública na cidade podem apresentar projetos ou obter mais informações pelo e-mail pactopelotaspelapaz@gmail.com.