12 Set 2017 11:24   Redator(a): Tânia Magalhães

SIM fecha balanço: 1.770 animais abatidos

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) fechou o balanço de atividades realizadas no mês de agosto. Foram computados 1.770 abates de animais em oito abatedouros registrados. Este número corresponde a mais de 281 mil quilos de carnes procedentes de 1.133 bovinos, 204 ovinos e 433 suínos.

O diretor técnico do SIM, engenheiro agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Telmo Lena, salienta que 1.751 vísceras foram condenadas na inspeção do mês de agosto. Entre corações, fígados, línguas, cabeças, diafragmas e rins, estes foram os que apresentaram maior índice de doenças (1.037 rins doentes). As vísceras contaminadas são recolhidas por firma da Grande Porto Alegre, especializada na destinação.

Agroindústria e entreposto

O levantamento do Sim aponta a produção de 50 mil quilos em agosto por 12 agroindústrias registradas. Nos três entrepostos – unidades de beneficiamento – 3.200 quilos foram produzidos.

As agroindústrias registradas no SIM atuam em diversos ramos, como o de carnes e derivados, queijos, manteigas e outros.

Quadro técnico

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que o SIM passa por ampliação e qualificação do quadro técnico. “Promovemos treinamentos teóricos e práticos para atender à demanda dos abatedouros e agroindústrias com agilidade. Visamos à uniformidade e à qualidade dos procedimentos e ações”, frisa.

A equipe de inspeção do SIM é integrada por um diretor técnico (engenheiro agrícola), um chefe de Departamento (médico veterinário), nove técnicos agrícolas concursados, dois veterinários e três motoristas.