12 Set 2017 21:16   Redator(a): Camila Faraco

Prefeita reúne-se com Padilha para liberação de recursos à BR-116

A prefeita Paula Mascarenhas cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (12). Dentre os compromissos, esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e prefeitos da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), para tratar da continuidade das obras da BR-116 no Sul do Estado.

Junto a parlamentares e secretários, Paula pleiteou a liberação de recursos para a duplicação. “O ministro sinalizou que há alguma possibilidade de aumentar o orçamento deste ano devido à alteração da meta, o que pode disponibilizar R$ 20 bilhões. Vamos batalhar por uma parcela para a rodovia”. Ainda de acordo com a chefe do Executivo, 60% da construção foi concluída, mas nenhum trecho liberado entre Guaíba e Pelotas.

A prefeita afirmou que o movimento pela BR-116 Sul seguirá mobilizado para buscar mais verbas no orçamento de 2018, que prevê apenas R$ 60 milhões para as obras. “Agora, a nossa grande luta será no Congresso Nacional, na Comissão de Orçamento e Finanças, para aumentar o teto do Rio Grande do Sul, na área de transportes, e priorizar a BR”, explicou Paula.

Além disso, a bancada gaúcha se comprometeu em destinar uma emenda impositiva de R$ 150 milhões para a duplicação. A perspectiva de Paula é que a liberação de R$ 210 milhões para o ano que vem façam com que a obra avance e seja concluída em três anos.

Participaram da reunião o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales; os deputados federais Alceu Moreira (PMDB), Cajar Nardes (PR) e Afonso Hamm (PP), o senador Lasier Martins (PP), representantes do Movimento Todos Juntos pela BR-116 Sul, e o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal.