13 Set 2017 12:29   Redator(a): Tânia Magalhães

Idemar recepciona chegada da Chama Crioula

Depois de três dias de viagem, com partida de Mostardas, cavalarianos da 26ª Região Tradicionalista chegaram a Pelotas na manhã desta quarta-feira (13), no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (Regimento Tuiuti), para unir a Chama Crioula com a centelha do Fogo Simbólico da Pátria, à espera na pira da Praça dos Heróis. O subcomandante, tenente-coronel Jair Oliveira Pereira, recepcionou os presentes.

O prefeito em exercício, Idemar Barz, ao saudar o Comando do 9º BIMtz, a coordenação da 26ª Região e os cavalarianos, cumprimentou os tradicionalistas pela história de lutas. “Este ato reverencia a história. Há 70 anos, acendeu-se a primeira Chama Crioula”, afirmou. Idemar aproveitou para convidar os presentes para prestigiarem a programação da Semana Farroupilha.

O diretor campeiro da 26ª RT, Édson Mauch de Souza, contou que, há três dias, 30 regiões tradicionalistas do Estado partiram de Mostardas conduzindo a Chama Crioula para seus rincões.

Nem mesmo a chuva forte que caiu durante a cerimônia diminuiu a força da tradição. A coordenadora da 26ª RT, Ilda Maria Heinen, salientou que a tradição rio-grandense vai se perpetuar.

O prefeito em exercício, a direção e a coordenação da 26ª Região, participaram do ato de junção das chamas Crioula e da Pátria. A cerimônia encerrou-se com o hino Rio-Grandense.

A Semana Farroupilha será aberta oficialmente no sábado (16), às 16h, no largo do Mercado Central.