13 Set 2017 14:53   Redator(a): Alessandra Meirelles 10052

Educadores lotam auditório para Seminário de Educação

Professores e funcionários de escola lotaram o auditório externo do Colégio Pelotense na manhã desta quarta-feira (13) para o 3º Seminário Municipal: Perspectivas da Educação. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), prossegue até esta quinta-feira (14), nos turnos da manhã e tarde.

O prefeito em exercício, Idemar Barz, lembrou das mudanças significativas na forma de ensino nas escolas, entre a época em que era estudante na zona rural de Pelotas e hoje. “Agora temos a plataforma Khan Academy, que ensina matemática de forma dinâmica; e várias outras, o que torna a escola mais atrativa”, avaliou. O secretário Artur Corrêa enfatizou a importância da formação continuada para os professores, que leva a avanços e à valorização dos professores, resultados para garantir que a educação seja a grande vencedora do processo.

Após a abertura, o público se dividiu. Professores ficaram no auditório para a palestra da mestre em Educação, Jussara Hoffmann, que falou sobre Avaliação da aprendizagem: construindo caminhos para a qualidade na educação básica. Já os funcionários participaram de uma das 74 oficinas de diferentes áreas, que serão oferecidas nos quatro turnos do seminário. Elas são voltadas aos diversos servidores da educação, como auxiliares, motoristas e merendeiras.

A palestrante Jussara é referência em avaliação de alunos. A ideia é orientar os professores sobre como cumprir uma das tarefas mais difíceis da profissão. Para que elas não se resumam a meras pesquisas de dados, mas instrumentos para a qualificação do processo de aprendizagem. A diretora de ensino da Smed, Loreni Peverada, disse que o tema foi escolhido pela sua complexidade, pois é preciso muita reflexão para valorizar o trabalho desenvolvido. Ela citou a avaliação externa realizada recentemente nas escolas municipais para que sirva como ferramenta de qualificação, tanto pela própria escola quanto pela Secretaria.

O professor de história Sérgio Peres, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Piratinino de Almeida, também elogiou a escolha por Jussara. “Em todos os concursos, é necessário estudar a obra dela sobre avaliação global, observar os alunos em todas as etapas. É difícil aplicar, pois as turmas não são homogêneas, mas há muito tempo não ouvíamos alguém quem se faça compreender tão bem quanto ela”.

O evento também contou com apresentação de gaita do prefeito em exercício e do grupo musical dos alunos da Emef Waldemar Denzer. Na quinta-feira, o palestrante será o doutor em informática na educação, Luis Otoni Meireles Ribeiro.