13 Set 2017 17:56   Redator(a): Joice Lima

Idemar presenteia seminaristas com versão de Beethoven em gaita

III Seminário da Educação teve palestra da professora e escritora Jussara Hoffmann

Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Pelotas participam, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), do III Seminário Municipal: perspectivas da Educação. O prefeito em exercício, Idemar Barz brindou os seminaristas com uma versão em acordeão da 9ª Sinfonia de Beethoven na abertura do evento, por volta das 14h, no auditório Antônio Edgar Nogueira (Gaia), do Colégio Pelotense.

O secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, fez um agradecimento especial aos professores e funcionários que, apesar da chuva intensa, compareceram ao Seminário. “Os professores brasileiros são assim: colocam os interesses de seus alunos acima de seus interesses pessoais”, ponderou, ressaltando o comprometimento da categoria com a qualidade pedagógica. Corrêa afirmou que a Smed vai continuar buscando a participação de todos nas decisões que concernem à educação municipal.

A diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada, disse que a programação dos dois dias, com 74 oficinas e palestras, foi pensada para proporcionar reflexões que contribuam para a análise e reavaliação pedagógica, a fim de detectar fragilidades e possibilitar a adoção de novas práticas.

Após a abertura do turno da tarde, o momento cultural contou com apresentação de um grupo de meninas da Escola de Educação Infantil (Emei) Ruth Blank. A coreografia “Frozen: Livre estou” foi coordenada pela professora Rafaela Ourique.

Palestrante da tarde, a professora Jussara Hoffmann abordou o tema “Avaliação da aprendizagem: construindo caminhos para a qualidade na Educação Básica”. A fala da mestre em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro - e que tem dez livros publicados na área -, foi voltada aos docentes dos anos iniciais da Educação Infantil. Jussara lembrou que, embora as crianças aprendam muitas coisas em todos os momentos, elas aprendem muito mais com outras crianças e com “adultos disponíveis para elas”, atentos às diferenças. “Até aonde alcança o nosso olhar, capaz de instigar para que essas crianças desenvolvam suas capacidades ao máximo possível?”, provocou.

A programação continua nesta quinta-feira (14), manhã e tarde.