13 Set 2017 18:42   Redator(a): Andressa Barbosa

Ecopontos registram 1,1 mil entradas para descarte

O Município conta com dois locais para o descarte correto de materiais como vidros, metais, papelão ou restos de obras, os Ecopontos. O serviço é gratuito, basta levar os artigos e depositá-los nos contêineres destinados a cada tipo de produto. Somente no mês de agosto, 1.128 entradas foram contabilizadas nas unidades do Centro e do Fragata. Destas, 896 registros apontam o carro como o meio de transporte mais utilizado pelos usuários.

O levantamento da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) indica que o público também prefere usar motos, bicicletas, carrinho de mão ou vai a pé até os Ecopontos. Este grupo compõe o segundo tipo de condução mais utilizada e ajudou quase 130 pessoas a destinarem da maneira certa o que deixou de ser útil em casa.

Aproximadamente 140 coletoras foram lotadas nos Ecopontos com o movimento do mês passado. O número é sinônimo de geração de renda para cooperativas e menos impacto na limpeza urbana, cujas equipes trabalham diariamente em mutirões para minimizar os prejuízos causados por quem larga entulho nas vias públicas.

A iniciativa contribui com a Campanha Seja Doce com Pelotas, que convida a população a se engajar em manter a cidade limpa.

O que pode ser levado aos Ecopontos

Papelão

Vidros

Metais

Móveis desmontados

Plásticos de origem domiciliar

Restos de podas e jardinagem

Resíduos de construção civil (aterro, argamassa, concreto e tijolos

Ecoponto Centro

Avenida Juscelino Kubitschek, 3.195

Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados

Ecoponto Fragata

Rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac.

Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Grandes volumes podem ser deixados em cooperativas

A população também pode entregar diretamente às cooperativas conveniadas os resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico e metal) que sejam em grande volume ou quantidade e não possam ser recolhidos pelo sistema de Coleta Seletiva. Confira os locais:

Cootafra – Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget

Rua Carlos Andrade, 260, Fragata